fbpx

A importância do marketing digital em tempos de pandemia

Entenda como ações online direcionadas podem contribuir para suas vendas

O longo período de quarentena que enfrentamos obrigou praticamente todo varejo a procurar alternativas para minimizar eventuais prejuízos. Porém, o ambiente online se mostrou não apenas uma opção adequada, como possibilitou inclusive crescimento para empresas que adotaram ações corretas. Essas passam obrigatoriamente pelo Marketing Digital, que abrange todos os esforços da área que usam um dispositivo eletrônico ou a Internet. Assim, as empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídia social, email e outros sites, para se conectar com clientes atuais e potenciais. Ter esse conhecimento a seu favor é importante não apenas durante a pandemia, mas seu uso de forma contínua no ambiente online traz inúmeros benefícios.

Mas por quê? Basicamente devido ao fato de que existem inúmeras possibilidades para marcas reforçarem seu posicionamento de forma digital, incluindo e-mail, vídeo, mídia social ou oportunidades de marketing baseadas em sites. Isso atrai novos consumidores e também estimula retenção. De fato, podemos observar que algumas categorias cresceram exponencialmente suas vendas desde fevereiro. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a Konduto, empresa antifraude para e-commerce, registraram aumento de 40% no número de vendas online, sendo Calçados (99,44%), Bebidas (78,90%), Eletrodomésticos (49,29%), Autopeças (44,64%), Supermercado (38,92%), Artigos Esportivos (25,75%), Móveis e Decoração (23,61%) e Moda (18,38%) os setores que mais cresceram até agora.

Com isso, é natural que cada vez mais empresas estejam aderindo ao e-commerce. Matéria da Época Negócios mostra que, em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet. Porém, com a estratégia correta de Marketing Digital, o impacto no ambiente online vai além do faturamento. O ROI (Retorno Sobre Investimento) também aumenta, assim como a taxa de conversão também aumenta em geral. Além disso, o CPC (Custo Por Clique) tende a ficar mais barato, já que a demanda de pesquisas é muito maior. 

Como o marketing digital possui diversas opções e estratégias, é possível experimentar várias táticas de marketing dentro do seu orçamento. Dessa forma, você também pode também usar ferramentas como o Google Analytics para monitorar o sucesso e o ROI de suas campanhas de forma mais eficiente. Para isso, no entanto, é necessário contar com profissionais que possuam know-how de como cada campanha de marketing digital suporta seus objetivos principais. Isso porque, dependendo das estratégias escolhidas, é possível apoiar uma campanha maior por meio dos canais gratuitos e pagos que estão à disposição no ambiente online. Esse conhecimento fará a diferença não apenas durante a quarentena, mas em toda sua atuação online.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.