fbpx

Giftlist: como seu e-commerce ganha com listas de presentes

Entenda as principais vantagens e como fazer para ter essa aplicação em sua loja online

Fazer aniversário e receber o mesmo presente duas, três ou até quatro vezes. Todo mundo já passou por isso alguma vez ou conhece alguém que tenha vivido essa experiência. É justamente para evitar coisas como essa que as listas foram criadas. Não só por isso, claro. Recém-casados ou em mudança muitas vezes precisam de uma “força” da família e amigos para para incrementar a casa. 

Os exemplos são diversos, o que mostram como os lojistas podem atender às necessidades dos clientes ao mesmo tempo em que aumentam suas vendas, ticket médio e reforçam a marca entre os consumidores. As vantagens são muitas e podem fazer diferença para o sucesso do seu e-commerce.

Aumento de engajamento

Quando você oferece aos clientes a oportunidade de escolher produtos que desejam receber, eles passam automaticamente a engajar sua marca. Afinal, para receber os itens desejados, precisam obrigatoriamente recomendar o seu e-commerce. Além disso, a lista permanece por um período de tempo para todos os contatos do cliente, visto que raramente são feitas para serem atendidas em pouco tempo. Isso significa mais tempo que seu cliente e os contatos dele passarão em sua loja, dando oportunidade para conhecerem outros produtos que possam ser de interesse. 

Uma giftlist, portanto, pode complementar esforços na fidelização de clientes, gerando oportunidades para visitas e compras repetidas. As devoluções de mercadorias são um ótimo caso de uso para isso. Oferecer um bônus aos clientes que optarem por ter um retorno aplicado a um crédito de mercadoria no lugar de um reembolso em espécie garante que a receita permaneça com a marca, por exemplo.

Conquista de novos clientes

Dessa forma, uma das características mais úteis da giftlist é permitir o compartilhamento de listas com amigos e familiares, o que automaticamente significa que mais pessoas visitarão seu e-commerce. Ao receber a lista de alguém, é comum clicar nos links dos produtos para ler mais informações e, possivelmente, adquirir o interesse não apenas na compra, como também no retorno à loja. 

Tudo isso aumenta o número de visitas e, consequentemente, possibilita que mais consumidores encontrem valor no produto que estão visualizando ou outros produtos na loja para comprá-los para si. O ideal é que a pessoa que recebeu a lista de um conhecido possa também criar outras e compartilhá-la com seus conhecidos, fazendo com que a marca seja mais divulgada e conquistando cada vez mais clientes.

Conhecer melhor seus consumidores

Uma giftlist também é fundamental para colher mais dados sobre os clientes, possibilitando entender melhor suas preferências e necessidades. A partir daí, é possível anexar pontos de dados significativos ao perfil desse cliente, como produtos mais buscados, comportamentos de navegação ou dados demográficos, alimentando esses insights de volta aos negócios para aumentar as conversões, otimizar os gastos e melhorar a experiência geral do cliente.

A lista de presentes também oferece inúmeras oportunidades para identificar e entender os clientes novos: o que um cliente escolhe para outro pode revelar ticket médio que costuma gastar, tipos de produtos e forma de pagamento, permitindo que as marcas usem essas informações para construir um planejamento sólido em marketing e outros.

Melhor planejamento e decisões estratégicas

A informação tornou-se talvez o recurso mais valioso nos últimos tempos porque permite modelar, prever o mercado e os fatores externos que podem afetar o comércio. Quando os clientes adicionam produtos à uma giftlist, eles estão essencialmente criando um perfil de seus gostos e preferências, e devem ter uma conta com suas informações pessoais cadastradas para fazer uso da lista. Com esses dados, os varejistas podem analisar não apenas seus clientes, mas entender como podem melhorar planejamentos e decisões estratégicas. 

Algumas questões podem ser resolvidas com essas informações. Quais produtos tendem a ser agrupados? Os clientes podem criar várias listas, muitas vezes, cada uma tem produtos relacionados. Esses insights são úteis para criar pacotes ou combinações de kits para melhorar a experiência do usuário para os clientes e obter vendas adicionais de produtos.

Aumento de vendas

Tudo isso resulta em uma melhora em suas vendas. Afinal, mais consumidores estão comprando em sua loja ao mesmo tempo. Uma giftlist significa que seus produtos serão mostrados menos para pessoas que não possuem interesse neles. Afinal, eles já desejam comprar algo da lista. 

As listas também oferecem a oportunidade de personalizar o conteúdo para determinados serviços, produtos ou etapas do ciclo de vendas. Esse conteúdo personalizado ajuda sua loja a aumentar seu retorno sobre os gastos, pois você necessita de menos investimento em conteúdo e anúncios para obter vendas.

Giftlist da Maeztra dentro do seu ecommerce

Sabendo disso, a Maeztra desenvolveu um app que permite o cliente adicionar listas de presentes ao e-commerce. A funcionalidade utiliza a plataforma VTEX possibilitando que elas sejam acessadas apenas por código e, dessa maneira, sejam exclusivas. Ou seja, apenas convidados possam acessá-las.

Toda compra é revertida imediatamente em crédito para o cliente poder utilizar dentro do seu e-commerce e adquirir os produtos selecionados. A funcionalidade permite também criar listas personalizadas com acesso por login e código. Da mesma forma, possibilita adicionar diversas listas de acordo com a necessidade.

O Giftlist ainda é de fácil edição, tanto para listas quanto para produtos e datas. Possui painel administrativo de fácil uso para lojista e cliente, com visualização real time de produtos comprados e os que ainda estão disponíveis. Além disso, tem link exclusivo de toda lista criada para compartilhar só com quem deseja. Ideal para listas de casamento, aniversário, chá de bebê, chá de cozinha. Acesse a página do app Giftlist e saiba como obter essa vantagem para o seu e-commerce  

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.