fbpx

Tendências do e-commerce para 2023

tendências-do-ecommerce

Fazer compras on-line é algo extremamente comum nos dias de hoje. O crescimento que o comércio eletrônico vem tendo não está nem perto de parar e promete aumentar ainda mais nos próximos anos, principalmente após o boom que ocorreu no período de isolamento da Covid-19.

Contudo, é importante para as lojas estarem antenadas naqueles assuntos que estão em alta no mundo virtual, para assim aproveitar da melhor maneira possível essa onda de compras on-line que estourou nos últimos anos.

Pensando nisso, criamos esse artigo, onde juntamos as principais tendências do e-commerce para 2023. Anota tudo, para garantir que seu negócio vai sair na frente da concorrência esse ano!

O que vai estar em alta em 2023?

O Carnaval 2023 acabou de acabar e, como dizem, no Brasil o ano só começa de verdade depois da folia. A partir de agora, as pessoas entram em um fluxo de produção e consumo mais constante e positivo pelos próximos meses.

Por isso, agora é o momento perfeito para ficar ligado naqueles tópicos que estão bombando na internet e sair à frente dos seus concorrentes!

Formas de pagamento

Desde sua criação em outubro de 2020, o Pix vem se tornando cada vez mais o queridinho entre as formas de pagamento online e offline. A praticidade e rapidez do pagamento faz com que as transações feitas com ele sejam muito mais atraentes, tanto para os consumidores quanto para os varejistas.

Além dele, a compra através do cartão de crédito tem sempre que ser uma opção, principalmente devido a possibilidade de parcelamento. Sempre procure as melhores condições, para que possa proporcionar preços mais competitivos aos seus clientes.

Por isso, caso sua loja ainda não tenha a opção de pagar por Pix ou uma boa opção de pagamento por cartão de crédito (aceitando diversas bandeiras e condições de parcelamento), está na hora de correr atrás dessas comodidades para seus clientes!

Influenciadores digitais

As redes sociais no Brasil possuem um poder muito grande. Não é à toa que o país figura entre os maiores consumidores de conteúdo em redes sociais do mundo.

Todo esse impacto é muito concentrado, hoje em dia, na figura do creator (ou influenciador digital), que é aquele indivíduo que cria conteúdo com certa frequência para as redes sociais e, com essa presença constante, acaba influenciando seus seguidores de alguma forma. Essa influência acontece muito quando falamos de e-commerce.

Isso porque a maior parte das pessoas que consomem conteúdo de um influenciador compram conforme indicação dele. E essa é uma tendência que não para de crescer.

Logo, se você quer alavancar seu negócio, o interessante é ter em sua estratégia de marketing um influenciador que faça sentido com seu produto e estratégia, para alavancar mais suas vendas online.

Marketplace

Imagina se os supermercados não existissem? Com isso, seria necessário ir em vários minimercados: um para o arroz, um para o feijão, um para cada tipo de fruta. Inviável, não é mesmo? É muito mais fácil comprar tudo em um único lugar.

É isso que o consumidor também pensa. Por isso, plataformas de marketplace, que reúnem diferentes tipos de produtos e serviços, de diferentes fornecedores, em um só lugar, têm ficado cada vez mais atrativos.

Em 2023, os marketplaces, como aqueles presentes no Facebook ou até como a Shopee (aplicativo de compras online que se popularizou durante o período de isolamento), irão ficar cada vez mais populares. Por isso, é fundamental que seu negócio também esteja presente em um deles.

Assinatura

Não existe nada mais prático do que serviços e produtos por assinatura. Esse tipo de modalidade faz com que a cobrança e o recebimento/fornecimento do produto e/ou serviço seja feito de maneira automática.

Essa tendência vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente através dos serviços de streaming. Porém, ela vale para serviços de alimentação, entretenimento, saúde, entre outros segmentos.

Estude bastante o que você está oferecendo ao público e, caso faça sentido, comece a pensar em uma maneira de criar um serviço de assinatura para seu negócio. Pode ter certeza que será um verdadeiro sucesso!

Gostou desse artigo?

Aqui no blog da Maeztra, você encontra vários artigos sobre vendas, negócios, tecnologia e tendências! Navegue agora em nosso blog e dê uma olhada em outros conteúdos!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.