fbpx

Webinar: impactos e desafios decorrentes da LGPD (Lei geral de proteção de dados)

Impactos e desafios decorrentes da LGPD

Confira os principais pontos levantados por especialistas e também da Maeztra sobre os novos cenários decorrentes dessa mudança.

Prevista para entrar em vigor em agosto de 2020, a Lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), deverá mudar a forma como empresas e usuários se relacionam no ambiente online. Isso porque a nova lei prevê algumas mudanças em relação ao tratamento de dados, sejam elas públicas ou privadas. Dessa forma, as organizações precisarão se adaptar e incluir em sua base informações de seus clientes, mesmo as mais básicas, como nome e e-mail, dentro dos procedimentos previstos na chamada LGPD.

Sabendo como uma mudança desse porte afeta inteiramente todas as empresas que estejam no ambiente online, especialmente o e-commerce, a Maeztra realizou um webinar para falar sobre todos os impactos e desafios que a LGPD trará. Além de Fabrício Caldeira, Consultor de E-commerce da Maeztra e especializado em gestão estratégica, participaram Tarcísio Teixeira, Doutor e Mestre em Direito empresarial, especialista em Proteção de Dados e Direito Digital, e também Eduardo Maróstica, consultor, colunista e palestrante, professor de MBA, Pós-MBA e Mestrado.

Durante os 60 minutos de conversa, os speakers trouxeram informações e cenários levando em consideração tanto os aspectos jurídicos como na gestão estratégica das empresas. Além disso, foram também levantados pontos de oportunidades para as empresas decorrentes da LGPD, apontando caminhos que possam levar ao protagonismo dentro desse novo cenário. Para isso, debateram também a importância de não esperar em demasia para realizar as mudanças necessárias, entre outros aspectos.

Durante o webinar também foram colocados os pontos mais importantes sobre os riscos jurídicos e as obrigações que todas as empresas passam a ter em decorrência da LGPD. Foram debatidos os aspectos de segurança e as ferramentas jurídicas tanto para os dados de clientes e usuários como também para as próprias organizações, que serão agora responsabilizadas por essas informações. 

Outro ponto importante abordado foi o da adequação à nova Lei e como isso pode gerar custos ou ser um investimento para as empresas. Quais profissionais serão necessários neste novo cenário, o planejamento para as novas implementações e as oportunidades desse crescer faturamento frente às obrigações advindas da lei. Para isso, também foi debatido como fazer essa adequação e quanto tempo isso leva, tanto em termos jurídicos quanto em equipe e ações práticas.

Ao final, os speakers abriram para as perguntas do público e tiraram dúvidas sobre aspectos específicos da nova lei. O webinar completo pode ser conferido abaixo.

Além disso, preparamos um artigo especial intitulado “LGPD: O que muda nos e-commerces com a nova regulamentação?”, destacando as principais mudanças que as lojas onlines terão com a lei e que pode ser lida aqui. Para mais informações sobre como proceder, entre em contato conosco.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.