Trabalhar com atacado não significa que precise dar menos atenção ao cliente. Ao contrário, as empresas atacadistas também precisam entender as necessidades e compreender os desejos que seus consumidores podem ter dentro do ambiente online. Mais do que oferecer valores e condições de pagamento diferenciadas, o e-commerce precisa estar dentro das expectativas que o usuário possui. Por isso, a Blue Cycle decidiu mapear toda a jornada de seu consumidor e desenvolver um novo layout para seu ambiente online. 

Atuando como distribuidora exclusiva no Brasil das marcas Shimano (seguimento para Bike e Pesca), PRO, Lazer, Bikefitting, Elite, Pearl Izumi, Schwalbe e SiS – Science in Sport, a Blue Cycle queria que o usuário de seu e-commerce tivesse a melhor experiência possível ao navegar e fazer seus pedidos. A Maeztra, então, iniciou o trabalho para desenvolver uma interface com a cara da empresa, incluindo as funcionalidades necessárias para o seu segmento. Isso com o objetivo de ter uma jornada especialmente pensada em seu consumidor, mas levando também em conta a ideia que a Blue Cycle já tinha sobre como deveria ser a nova interface. 

Pensando especialmente nas páginas Home e Produtos, desenvolvemos estudo e pesquisa para alinhar toda a teoria a fim de planejar o novo layout dentro de um conceito de UX. São usados dados de ambientes como o Google Analytics, ferramentas de mapas de calor e gravação de tela, entre outros. Assim, pudemos entender como os clientes estavam acessando o ambiente online da loja e o que poderíamos apresentar de melhorias pensando na jornada do consumidor. 

Dessa forma, tudo foi planejado de maneira mobile first. Ou seja, levando em conta os dispositivos mobile em primeiro lugar. Como resultado, a funcionalidade mobile ajudou para que fosse mais fácil o acesso os produtos do e-commerce. Clientes que são lojistas podem agora, por exemplo, navegar no ambiente online da Blue Cycle pelo próprio celular ou tablet, enquanto visualização seu estoque em tempo real. Isso gera ganho de tempo ao cliente e maior possibilidade de vendas para a Blue Cycle, assim como aumento do ticket médio.

O projeto, ao todo, levou 4 meses para ser finalizado, contando com três desenvolvedores, um UX designer, um gestor de projetos e um líder técnico para fornecer orientações sobre o uso da plataforma e o funcionamento de uma loja B2B, entre outros. Isso trouxe para o e-commerce todo know-how necessário para que tudo convergisse em um site que possa oferecer a melhor experiência ao cliente. 

Resultados

UX Journey – Novo layout e interface criadas com base na jornada do consumidor. 

Mobile First – Interface que facilita a navegação por meio de dispositivos mobile, como celular e tablet.

Visão B2B – Análise do ambiente online com uso de dados do Google Analytics, ferramentas de mapas de calor e gravação de tela, entre outros, com visão voltada ao cliente atacadista.