Frete - Mulher em galpão de logística

Cálculo de frete no e-commerce: diferencial competitivo e experiência de compra

O Cálculo de frete no e-commerce é um dos momentos decisivos em uma compra. Por isso, neste artigo falaremos sobre como utilizá-lo para melhorar as taxas de conversão, fornecendo uma melhor experiência de compra e, consequentemente, conseguir diferencial competitivo.

Quando o consumidor compra pela internet, ele procura o produto desejado nos mecanismos de busca e abre em várias abas as lojas virtuais que vendem aquele produto. Na sequência, é feito um comparativo entre preço do produto, fotos, descrições e opções de entrega.

A forma de consumo pela internet evoluiu com o passar do tempo. Agora, o visitante realiza a compra considerando preço do produto + preço do frete, assim como se o prazo de entrega está dentro do limite aceitável, de acordo com sua necessidade.

Muitas lojas virtuais fazem somente o “arroz com feijão”, ou seja, inserem uma tabela de PAC de Sedex e acreditam que estão prestando um ótimo serviço.

Porém, por prestar um serviço mediano, o lojista acaba entrando na guerra de preço e precisa mexer nas suas margens de lucro.

Já o e-commerce que otimiza seu cálculo de frete consegue diferencial competitivo e, consequentemente, supera a guerra de preço ao fornecer opções de entrega com diferentes prazos e preços atrativos.

Dicas para otimizar o cálculo de frete no e-commerce

Galpão de Logística

Veja a seguir alguns pontos importantes que podem lhe trazer diferencial competitivo no mercado ao otimizar o cálculo de frete no seu e-commerce.

Tenha opções de entrega

É preciso ir além do PAC e Sedex, pois há necessidades diferentes em cada compra e de cliente para cliente. O intuito da loja virtual deve ser fornecer o máximo de opções possíveis para que o cliente compre, de acordo com o que ele precisa.

Dessa forma, o lojista precisa buscar transportadoras parceiras no mercado e que prestem um bom serviço.

Entretanto, há uma dificuldade neste trabalho, além de procurar, prospectar e contratar as transportadoras.

Do que o e-commerce precisa? Automação, rapidez, precisão e tecnologia.

Em que as transportadoras investem? Em frota, seguro, armazém e pessoal.

Neste contexto, vemos que há uma divergência de interesses e de core business, pois a transportadora executa o serviço que o e-commerce precisa, mas não investe em pontos cruciais para que o serviço seja realizado com qualidade.

O segredo do sucesso está na prospecção, na forma como o lojista chegará até as transportadoras e na escolha das transportadoras certas que já utilizem tecnologias no modelo HUB de transporte digital. Veja o artigo “Como contratar uma transportadora em 4 passos”

Utilize boas tecnologias logísticas para o cálculo de frete

Sem dúvidas, inserir apenas uma tabela e deixá-la na plataforma não trará bons resultados, pois pode haver um cálculo de frete impreciso e a tabela ficar defasada.

É importante utilizar boas tecnologias para o cálculo de frete no e-commerce e para melhorar a precisão dos valores de frete, além de facilitar o trabalho de gestão de tabelas.

Tomando como exemplo, temos os clientes Frete Rápido que vendem na plataforma VTEX. O HUB de transporte digital tem integração já pronta, onde espelha as tabelas de frete direto na plataforma. Assim, o lojista não precisa ficar criando tabelas de frete e nem “upando” na plataforma, pois a própria ferramenta de inteligência logística executa as ações para ele.

Concluindo

Após finalizar a compra, o cliente espera que os produtos sejam despachados o mais rápido possível e com o máximo de informações. Além disso, o lojista precisa ter uma visão macro de sua operação, para medir e gerenciar.

Por isso, veja a seguir alguns pontos para automatizar a operação:

►Impressão de etiquetas;
Rastreio automatizado por E-mail, SMS ou SMS Flash;
Auditoria de fatura de frete; Business Intelligence;
A auditoria de fatura de frete consiste em comparar o que foi recebido dos clientes em fretes e o que precisa ser pago para as transportadoras.

Veja o artigo “Como fazer a auditoria de fatura de frete na logística do e-commerce”.

O uso de tecnologia logística leva ao lojista toda otimização e automação de processos necessários para fornecer um nível de serviço diferenciado, onde supera a guerra de preço e fornece uma boa experiência de compra no e-commerce.

On Trend

Nossos Insights