fbpx

Carrefour: evolução e migração de plataforma com funcionalidades personalizadas

O Carrefour

Fundada em 1959 na cidade de Annecy, na França, o Grupo Carrefour hoje atua em 33 países com mais de 10.860 lojas. Entre elas, estão hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e atacadistas, que juntas atingem um um volume de 13 milhões de pessoas todos os dias que visitam seus estabelecimentos físicos. No Brasil desde 1975, o Carrefour conta com aproximadamente 500 unidades em todos os estados e também no Distrito Federal, somando uma equipe de mais de 70 mil pessoas. Durante esse período, se tornou o maior varejista alimentar do Brasil e é formado hoje pelas marcas Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco.

Desafios

O Grupo Carrefour, acompanhando o crescimento do setor no ambiente online, obteve crescimento de 86,1% nas vendas online, segundo a métrica GMV, ano a ano, incluindo o serviço de entrega rápida. Somente no segundo trimestre de 2020, o comércio eletrônico da rede cresceu 377% nas vendas de alimentos. Além disso, os vendedores do marketplace também aumentaram suas vendas, alcançando cerca de 22% do total do comércio eletrônico no segundo trimestre de 2020. 

Sendo assim, o Grupo Carrefour identificou uma necessidade de evoluir sua loja online, trazendo novas funcionalidades que aprimorassem a experiência do usuário e atendessem a crescente demanda pelas compras online. Essa nova fase do ecommerce da rede previu também a migração da plataforma para VTEX. Sendo assim, a Maeztra entrou para dar todo apoio e suporte ao novo projeto, realizando a migração da plataforma e viabilizando as novas funcionalidades, incluindo mobile e marketplace. Dessa forma, nosso papel visava desobstruir blocks das squads, triangular agendas entre os times envolvidos (técnico e de negócio), apoiar a busca por soluções, identificar riscos, e reportar o status das frentes ao comitê do projeto.

“O projeto do Carrefour, sem dúvida alguma, foi um dos mais desafiadores da minha carreira. O nível de complexidade no início do projeto poderia parecer intimidador, pelo tamanho da operação, mas o Carrefour possui um time de colaboradores e parceiros que foram essenciais nesta entrega. A metodologia ágil também foi um dos pilares para o sucesso e entrega do projeto no prazo estipulado. A governança do Carrefour disponibilizou seu centro de agilidade para apoiar os times de Produto e TI, inclusive apoiando os parceiros a seguirem a metodologia da forma adequada. Participamos não somente da migração do site para a VTEX, mas também da implantação da cultura ágil dentro da companhia”, Diego Rocha, Consultor de E-commerce na Maeztra.

Soluções

A Maeztra deu todo apoio no entendimento das necessidades e features a serem implantadas no novo site, assim como o mapeamento dos desafios de implantação, considerando as melhorias de UX/UI para as features As Is e To Be. Também realizamos o levantamento dos riscos referentes às atividades sensíveis a virada da loja, como por exemplo, o mapeamento das ações relacionadas ao redirect dos links indexados nos buscadores. Para a área de produtos, realizamos todo suporte aos times técnicos nas discussões dos processos para migração de toda a massa de clientes Carrefour para a nova plataforma. Esse apoio incluiu a implantação do login Provider Carrefour na VTEX, ajudando na definição das regras e processos do negócio e consolidando todas as entradas de novos clientes dentro de uma mesma base.

Outro suporte que fizemos se deu na aplicação de treinamento sobre a entidade de Clientes e Endereços para o time de negócio. Tudo isso permitiu a consolidação das novas funcionalidades e de uma melhor jornada do usuário. A nova loja possui agora busca mais personalizada, com base nas preferências do cliente, além de uma melhor integração entre os canais físicos e online. Assim, o consumidor pode escolher entre a entrega dos produtos em casa ou pelos serviços de retirada em um dos 96 supermercados e hipermercados da rede. 

Configurações e resultados

Além disso, demos suporte também às soluções de marketplace, como na definição dos processos para garantir que o total de ofertas no seller hub (estoque e preço dos produtos vendidos por cada seller) e políticas de envio fossem migradas integralmente à plataforma VTEX. Dessa maneira, não impactarão negativamente o faturamento da loja. Afinal, menos ofertas, menos vendas. Também realizamos a gestão das agendas que tinham como objetivo a definição de processos, realização dos rituais do scrum, controle de prazos e qualidade das entregas, alinhamentos em geral e levantamento de riscos relacionados a frente e possíveis soluções em conjunto com o time de arquitetura do Grupo. 

Já em relação ao mobile da nova loja, demos suporte para a integração/disponibilização dos dados no aplicativo, entre eles catálogo de produtos (itens e as respectivas informações de cadastro, estoque, preço, imagem, etc; árvore de categoria e seus respectivos atributos (de produto e sku); dados de cliente (pessoal e entrega); e geolocalização, entre outros. Nossa equipe também apoiou a organização das agendas dos times técnicos do App e plataforma VTEX.

Destaques

Catálogo de produtos: apoio na migração de produtos para a VTEX, assim como integração de produtos novos do ERP direto para a plataforma. Suporte no enriquecimento de produtos da Chaordic para VTEX e ao time de catálogo para a criação manual de kits/bundle e na sanitização dos produtos legado. Treinamento para o time comercial e técnico do Carrefour e suporte ao PO. 

Viabilização de novos preços e estoque: suporte nas integrações de atualização e inserção de preço e nas integrações de atualização e inserção de estoque. Treinamento para o time comercial sobre promoções e atualização manual de preços, assim como scrum master do time de preço e estoque, validação de preço e estoque diariamente e suporte ao PO.

Configuração de dados e conciliação: apoio nas discussões para mapear os fluxos de ingestão de dados e na consulta de dados na VTEX. Treinamento do time de conciliação para buscar informações na plataforma, assim como scrum master do time de dados e conciliação e suporte ao PO.

Gestão de pedidos: suporte nas discussões sobre descida de pedidos e nos treinamentos para a área de negócios.

Formas de pagamento: suporte nas integrações de pagamentos e de análise de risco e antifraude, assim como nas integrações de cartão de presente e vale compras.

Marketplace e mobile: apoio nas integrações com Rappi e na virada Go-Live do Rappi para VTEX, assim como para a integração/disponibilização dos dados no aplicativo (app).

B2B: apoio na integração com a PDV BOX para garantia estendida e scrum master do time de serviços.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.