fbpx

CRO x UX: entenda a diferença

Saiba como atuam as duas metodologias e quais as características que as diferenciam

Dentro das estratégias de e-commerce e do ambiente digital como um todo, muitas vezes ouvimos CRO e UX sendo usados alternadamente, como ações próprias. Isso está correto. Porém, você sabe quais realmente são as diferenças entre eles? É importante entender essa questão porque, ao saber as características e objetivos do CRO (Otimização da Taxa de Conversão) e de UX (Experiência do Usuário), é possível compreender também porque cada um deve ter metas e estratégias diferentes. 

Isso, entretanto, não significa que não exista similaridades entre as duas ações. Possuem, sim, semelhanças, mas geralmente têm uma abordagem e métodos de pesquisa distintos. O que significa que podem ser, inclusive, usadas em conjunto ou como complemento. Antes, é fundamental entender que os termos CRO e UX estão relacionados a técnicas que os proprietários de lojas online usam para ajudar a melhorar a experiência do site, o que ajudará a aumentar as visitas e as vendas.

Portanto, qual a diferença entre usabilidade e otimização da taxa de conversão?

Basicamente, o objetivo da UX é tornar seu site mais fácil de usar, navegar e realizar ações importantes. Já o CRO é usado para ajudar o consumidor a tomar as decisões que você deseja que eles tenham, assim como que possam ser executadas com mais frequência.

Usabilidade = navegação facilitada
Otimização da taxa de conversão = ações essenciais para o negócio executadas pelo consumidor com mais frequência.

Assim, ainda que existam diferenças na intenção principal de cada estratégia, elas podem funcionar também em conjunto. Tanto o CRO quanto o UX visam ajudar os usuários a realizar as tarefas com o mínimo de esforço e envolvem o uso de certas tarefas, como feedback do usuário e teste de usabilidade. No entanto, possuem objetivos e ações bem específicas.

O CRO

A otimização da taxa de conversão (CRO) é uma metodologia que visa fazer com que uma porcentagem maior de visitantes do site se converta em clientes e que executem qualquer ação planejada em uma página da web. Como um e-commerce, por exemplo. Simplificando, o CRO é mais centrado em negócios e se concentra em como gerar vendas e transformar consumidores (visitantes) em clientes. 

O CRO pode ser implantado e medido usando dados quantitativos, como rastreamento ocular e análise de mapa de calor, análise analítica e teste A / B. Por isso, a metodologia é  ótima para monitorar conversões e ajustar elementos específicos que permitam maximizar o número de usuários que finalizam uma compra.

O UX

UX se concentra em uma compreensão mais profunda do que os usuários precisam e o que valorizam, suas habilidades e também suas limitações ao usar um site ou aplicativo. Sua usabilidade, portanto. Lida mais com a facilidade de uso, bem como com os sentimentos e emoções gerados enquanto um usuário visita o seu site. 

Dessa forma, o UX é utilizado para compreender como melhorar a experiência do cliente com a usabilidade e acessibilidade do site, podendo ser aprimorada usando informações qualitativas, como feedback do usuário. Envolve o reconhecimento de vários caminhos de jornada do usuário (ou funis de conversão) disponíveis em um site.

 

A estratégia certa para o seu negócio

Tanto CRO quanto UX são importantes se sua empresa está, de alguma forma, trabalhando para tornar o e-commerce mais eficaz. Em última análise, UX e CRO trabalham lado a lado. Isso porque criar uma boa experiência do usuário para os visitantes da sua loja também trará impactos positivos na taxa de conversão. 

O importante, ao final, é fornecer a melhor experiência do usuário. CRO e UX podem contribuir nesse sentido e são igualmente essenciais para um e-commerce de sucesso. Não existe uma solução única para todos os sites e, quanto mais utilizar dados e ações personalizadas que auxiliem seu consumidor, mais chances de aumentar vendas e consolidar a marca. 

A Maeztra atua com equipes especializadas na implantação de UX e CRO. Fale conosco e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.