Vendas online se tornaram um diferencial importante em todos os segmentos e, claro, com o setor de construção civil não foi diferente. A Cyrela, por sua vez, é hoje uma das principais construtoras e incorporadoras do país. Está presente em mais de 60 cidades em 16 estados do Brasil, além de atuar também na Argentina e Uruguai. Dentre os empreendimentos imobiliários que atua, uma boa parcela é dedicada ao desenvolvimento e manutenção de shopping centers. 

Por isso, ao entender que necessitava de um site com manuseio mais simples e novo layout, a Maeztra entrou para criar essas facilidades e também reestruturações de alguns elementos de seu ambiente online. Havia, assim, a necessidade de trabalhar com os sites de diferentes shoppings de maneira mais rápida e criativa. Isso demandou modificações de estrutura que foram fundamentais para a implementação do projeto. 

Uma dessas modificações foi em relação ao menu. Antes, os sites atuavam com HTML fixo e sem possibilidade de alteração pelo lojista, dependendo sempre de um programador para modificações, mesmo as mais simples de conteúdo. Isso torna o processo mais demorado, o que pode acarretar em perdas de algumas oportunidades que para o varejo são essenciais, como uma promoção para queima de um estoque, por exemplo. No caso da Cyrela, pode significar um produto de uma das lojas dentro de um dos seus shoppings.

Ou seja, o que aparecia no menu do site era o que havia sido cadastrado na plataforma. Isso aparecia no menu de todos os shoppings cadastrados. Ocorre que cada shopping possui suas necessidades e particularidades, além de estarem em regiões diferentes. Cada um precisa fazer sua própria divulgação, promover suas próprias promoções, divulgar seus lojistas.

A Maeztra atuou justamente para tornar esse menu editável em todos os sites dos shoppings administrados pela Cyrela. Agora, é possível para qualquer shopping incluir o que deseja em seus menus, que antes só disponibilizavam categoria e departamento. Banners, logos de marcas, imagens promocionais e qualquer outra informação podem ser inseridos com total autonomia da companhia. 

Também foram realizadas diversas alterações nos templates de emails transacionais de fluxo de pedidos da construtora, assim como uma tip bar, desenvolvido na plataforma VTEX. Trata-se de uma barra de benefícios para os lojistas, onde é informado, por exemplo, que se trata de um site seguro e a quantidade de parcelamento que uma loja faz. Isso também é editável e pode ser feito pela empresa. 

Como parte do projeto, a Maeztra oferece todo suporte e treinamento para tornar essas funcionalidades completamente autônomas. O grande desafio, porém, foi conseguir desenvolver algo que servisse para diversos sites e pudesse ser facilmente replicado, o que hoje é feito com sucesso.

O projeto está ativo há 6 meses e conta com participação de 10 profissionais, entre gestão, desenvolvimento e design. Com a implementação do ongoing, a Cyrela já obteve, por exemplo, aumento de 8,02% nas transações do Shopping Cidade SP se compararmos o período anterior ao desenvolvimento do ongoing.

Resultados:

Menu editável – controle e edição do menu de todos os sites de shopping administrados pela construtora de acordo com a necessidade, assim como  criação e desenvolvimento de novo design.

Modelo replicável – HTML serve a todos os sites de shoppings administrados pela empresa. 

Maior autonomia – suporte e treinamento para que a empresa possa editar os menus por conta própria.

Tip Bar –  Barra de anúncios, tipo carrossel, para vincular promoções e campanhas que estão acontecendo no seu site.As mensagens são customizadas pelo CMS da VTEX.