fbpx

Guia SEO On Page para VTEX

Saiba como realizar e quais os itens mais importantes para a sua loja online

O trabalho de SEO em um e-commerce é de extrema importância para o planejamento de longo prazo de um negócio digital. Investir em SEO significa aumento de visibilidade da marca, crescimento do tráfego orgânico e também do faturamento anual do e-commerce. Quer coisa melhor?

Sendo assim, o objetivo do presente artigo é oferecer um guia completo de SEO On-page para VTEX. A plataforma apresenta diversos benefícios e recursos nativos para facilitar o trabalho dos mecanismos de busca e dos usuários. Porém, é necessário tomar alguns cuidados. Continue lendo e saiba como implementar e fazer a parte de SEO On-Page na sua loja VTEX.

O que é SEO-Onpage?

Antes de tudo, vamos do começo. SEO On-page é o conjunto de otimizações e medidas estratégicas feitas dentro das páginas web. O objetivo é melhorar a experiência do usuário e ajudar os mecanismos de busca para, consequentemente,  subir posições das páginas. As ações realizadas incluem: otimização do conteúdo, ajuste de títulos, intertítulos, imagens, alt-text, meta-tags, URL e mais.

Quais são os itens importantes para o SEO On-page?

Quando for realizar o SEO On-page de sua loja online VTEX, é importante não esquecer de pensar nas palavras-chaves de cada página, os meta títulos e meta descrições, assim como a hierarquia de tags de títulos, otimização e texto alternativo das imagens. Da mesma forma, o valor do conteúdo nas descrições e páginas de categorias e a velocidade de performance de sua loja precisam estar em ordem.

Entenda abaixo como cada um pode melhorar o SEO de sua loja online VTEX.

Embora o omnicanal tenha começado como uma forma de os varejistas tradicionais competirem com as empresas online, algumas marcas de e-commerce também descobriram os benefícios do showroom e do serviço presencial das lojas físicas.

Por conta disso, os clientes esperam agora experiências de compra omnicanal perfeitas. Consumidores querem alternar entre os canais durante a jornada de compra sem perder seu lugar ou ter que inserir dados novamente. Da mesma forma, desejam que os varejistas com os quais já compram os reconheçam como clientes e entendam suas necessidades.

Assim, o Unified Commerce permite aos varejistas:

  • monitorar a função de todo o negócio
  • obter informações do cliente e do produto de todos os pontos de contato em tempo real
  • analisar dados e convertê-los em insights valiosos
  • tomar as decisões certas com base em dados relevantes
  • entregar uma experiência personalizada ao cliente

Palavras chaves e intuito de compra

Para se ter uma boa fundação de SEO, é importante que você faça uma arquitetura da informação de seu site pensando no intuito de compra e competitividade de suas palavras-chaves. Um exemplo disso é pensar em como nomear suas categorias, assim como na possibilidade de subcategorização. Dessa forma, seu e-commerce possui mais chances de ranquear palavras-chaves mais específicas e de cauda longa.

Por exemplo, possuir uma categoria de “camisa social” vai fazer sua página competir com diversos grandes e-commerces.

Guia SEO On-page para vtex

Por outro lado, construir subcategorias, como “camisa social listrada”, permite ranquear para um intuito de compra mais específico e com menos competitividade.

Guia SEO On-page para vtex

Crie meta títulos e meta descrições únicas

Meta title (ou meta título) é o principal elemento para a otimização e o primeiro contato que o usuário tem com seu site em suas buscas, assim como dos buscadores para identificar sobre o que é sua página.

Por conta disso, é importante estabelecer uma relação direta com o conteúdo da postagem e usar as palavras-chave, especialmente no início, para montar um meta title que tenha entre 40 e 60 caracteres, no máximo.

Da mesma forma, a meta descrição também é muito importante. Este pequeno texto que aparece como subtítulo nas buscas dá uma prévia do conteúdo da postagem, além de fazer a chamada para ação dos leitores. Por conta disso, é fundamental não esquecer de associar as palavras-chave e tudo o que for relevante para sua página de produto ou categoria.

Guia SEO On-page para vtex

Hierarquia de tags de títulos na VTEX

Títulos e subtítulos de suas páginas devem seguir a correta hierarquia de tags HTML. Isso faz com que os buscadores identifiquem melhor sobre o que é o SEO de sua página VTEX e, consequentemente, posicionem melhor suas páginas nas buscas. 

No texto, os níveis hierárquicos são estabelecidos de acordo com a importância e inseridos ao contexto do conteúdo. Estas formatações são conhecidas como heading tags e existem em uma escala de 1 a 6, ou seja: H1, H2, H3, H4, H5 e H6. 

É boa prática existir apenas uma tag H1 em sua página, sendo este o termo mais importante, como nome do produto  ou da categoria. Um exemplo de tags de títulos bem otimizadas é:

Nas páginas de produtos:

H1: Nome do produto
H2: Título da descrição e características

H3: Texto da descrição do produto

H4: Não utilizado na maioria das vezes

H5: Não utilizado na maioria das vezes

Nas páginas de categorias:

H1: Nome das categorias

H2: Não utilizado na maioria das vezes

H3: Nomes dos produtos da categoria

H4: Não utilizado na maioria das vezes

H5: Não utilizado na maioria das vezes

Otimize suas imagens e vídeos

Imagens são poderosas para aumentar a taxa de conversão em páginas de produtos em e-commerces. Entretanto, também são importantes para gerar aumento de tráfego orgânico e melhora no SEO de sua loja online em VTEX.

Por conta disso, sempre adicione texto alternativo (Tag Alt Text) para as imagens, pois isto aumenta a possibilidade dos buscadores entenderem sobre o que é a página, assim como da própria imagem poder ser ranqueada como imagem.

É importante também ter o cuidado de utilizar imagens otimizadas para a web, com dimensões adequadas e sempre comprimidas por ferramentas próprias para otimização de imagens, como o TinyPNG, por exemplo. Isso melhora a experiência do usuário na página e aumenta a performance do site em geral.

Da mesma maneira, incluir vídeos nas páginas de seus produtos também pode ser vantajoso se feito corretamente. Possibilitar que usuários vejam vídeos de seus produtos faz aumentar o interesse e melhora o tempo médio de visita na página, o que afeta diretamente o ranqueamento de um site.

Guia SEO On-page para vtex

Valor do conteúdo nas suas descrições

Incluir conteúdos como descrições nas páginas de categorias é uma prática que nem todo e-commerce usa, mas pode ser extremamente útil. O motivo é que, muitas vezes, os buscadores não identificam sobre o que é aquela página por falta de palavras-chaves específicas e conteúdo. Não só isso, mas estes conteúdos abrem caminho para uma maior linkagem interna dentro das subcategorias, o que pode deixar o SEO da sua loja VTEX mais competitivo.

No entanto, descrições em categorias não são nativas da VTEX. Dessa forma, você precisa inserir estes conteúdos no código com um Place Holder.

Descrições de produtos também são de extrema importância, ainda que muitas vezes esquecidas, principalmente em grandes e-commerces. Porém, fazer descrições completas, bem detalhadas e com copywritting pensado em vender para a persona principal ajuda a melhorar a posição da página no Google, além de aumentar a taxa de conversão. Veja um exemplo de uma bela descrição da Polishop:

Guia SEO On-page para vtex

Invista na velocidade e performance de sua loja

Ao longo dos anos, o Google passou por diversas atualizações em seu algoritmo de busca e em 2021 não foi diferente. Tivemos uma grande atualização voltada para a experiência dos usuários, que o Google chamou de Core Web Vitals.

Essa atualização prioriza quem está com um site e suas páginas performando melhor em velocidade de carregamento e experiência de usuário. Isso quer dizer que você deve possuir uma loja VTEX pensada em carregar rapidamente e oferecer uma experiência fluída e agradável para seus consumidores.

Faça linkagem interna

Fazer uma linkagem interna robusta e estratégica pode alavancar muito o SEO de sua loja VTEX. Isso porque você ajuda os crawlers e usuários a se aprofundarem pelo seu e-commerce mais facilmente, fortalecendo a autoridade das páginas que estão sendo linkadas.

Links internos bem colocados também podem ajudar no ranqueamento mais rápido de um lançamento de uma coleção ou de um produto, por exemplo. Da mesma forma, pode posicionar melhor aquela categoria ou subcategoria que você não está conseguindo ranquear faz muito tempo.

Por outro lado, inserir um link na home page é um indicativo que você dá para os mecanismos de busca de que este link é importante. Logo, pense muito bem em como vai estruturar sua homepage e sua arquitetura da informação

Guia SEO On-page para vtex

Conclusão

A plataforma VTEX dispõe de diversas funcionalidades que vão ajudar você a ter um SEO amigável e bem estruturado. Ou seja, você pode ter uma loja com uma base de SEO bem feita na VTEX se utilizar todos os recursos que ela possui nativamente.

Porém, temos que ser realistas e lembrar que, para se ter SEO competitivo, é necessário mais que o básico, focando em uma estratégia sólida de SEO competitivo de médio e longo prazo para seu e-commerce. 

Isto significa pensar em palavras chaves pouco competitivas para suas categorias, formular um plano de conteúdo sólido para descrições de produtos e categorias, acompanhar o posicionamento de seus principais concorrentes, buscar autoridade com mais links externos de qualidade e fazer SEO técnico correto, assim como muitas outras ações que devem fazer parte da rotina de um time de SEO profissional.

Para tudo isso você pode contar com o time de SEO da Maeztra. Somos especializados em SEO VTEX e podemos fazer seu e-commerce alavancar o tráfego orgânico. Agende um horário e vamos conversar!

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

Guia SEO On Page para VTEX

Melhore o ranqueamento do seu e-commerce utilizando SEO. Conheça técnicas, métodos e orientações para aplicar de forma correta dentro da plataforma VTEX.

SAIBA MAIS »