fbpx

Headless Commerce: o que é e por que vale a pena

Entenda como funciona e as vantagens desse modelo

Caso ainda não tenha se deparado com o termo, não se preocupe. Cedo ou tarde será impactado de alguma forma pela expressão “headless commerce”. O motivo disso se dá por conta de estar sendo usado cada vez mais e citado como um dos caminhos para novas mudanças dentro do e-commerce. O comércio online, aliás, está mais popular do que nunca. Com o aumento das lojas na rede, também é natural que novas tecnologias sejam lançadas constantemente para tornar o negócio mais lucrativo, mais simplificado e mais fácil para clientes e empresas. 

Mas, como os varejistas online podem acompanhar essas tendências e responder rapidamente às mudanças tecnológicas? Mais do que isso: como as plataformas de comércio eletrônico podem atender às demandas do cliente moderno? É aí que entra o headless commerce.

O que é headless commerce?

A definição mais simples é que se trata de uma plataforma de e-commerce sem front-end. Ou seja, o front-end, que se refere ao aplicativo do navegador da Web do usuário, é separado da plataforma de back-end em execução em um servidor em algum lugar. O mais interessante disso, porém, tem a ver com como tudo funciona e por que é uma boa ideia. 

Como sua arquitetura separa a camada de apresentação de front-end de um site do back-end, isso permite que os desenvolvedores usem sua tecnologia de front-end de escolha para oferecer experiências de conteúdo de alta qualidade. Dessa maneira, os desenvolvedores podem conectar facilmente uma solução no back-end que gerencia todas as funcionalidades da loja online.

Principais diferenças para o modelo tradicional

Com as soluções tradicionais de e-commerce, seu back-end e a interface do seu site constituem um único sistema. Portanto, caso queira alterar a interface, também deve garantir que o back-end seja adaptado para se adequar. Isso significa, de maneira simples, que o front-end de um e-commerce está funcionalmente vinculado ao sistema de back-end e qualquer alteração feita em um terá um impacto direto no outro.

Já com o headless commerce você pode escolher a tecnologia de front-end que funciona melhor para você e seus objetivos futuros. Isso permite que as empresas criem experiências ainda mais ricas para o cliente, sem serem limitadas pela tecnologia de back-end.

Ao mesmo tempo, ao utilizar o headless commerce, você pode alterar a maneira como cria sua loja e seu design sem afetar o funcionamento do back-end – toda a tecnologia que faz o site funcionar. É justamente essa flexibilidade que permite que você crie uma experiência de compra única para os consumidores.

Diversos front-ends

Uma das principais vantagens desse modelo está exatamente no desenvolvimento de front-end. Como o headless commerce só precisa fornecer uma interface (por meio de APIs) para o frontend, isso permite, como dissemos, mais flexibilidade. Como o back-end fica descentralizado e isolado, conseguimos conectar qualquer tecnologia de front para utilizá-lo, como websites, apps mobile, PWAs, smartwatches, entre outros.

Para isso, apenas um sistema precisa processar informações com uma plataforma de headless commerce desacoplada. Portanto, há menos esforço de desenvolvimento necessário para dar suporte a todos os pontos de contato e a consistência pode ser mantida entre eles.

Mais facilidade nas integrações e melhor experiência

Seguindo o tema da flexibilidade, ter essa interface genérica por meio de APIs permite uma integração mais fácil dos sistemas, tanto internos quanto externos. Por exemplo, um novo gateway de pagamento pode ser adicionado fazendo chamadas para uma nova API. Essa flexibilidade também se estende às integrações em mudança, reduzindo o aprisionamento do fornecedor e criando mais oportunidades para testar novos serviços. 

O resultado é um conjunto de ferramentas mais interessante. Além disso, a taxa de conversão pode ser melhorada oferecendo métodos de pagamento diferentes para segmentos específicos de clientes. O número de ferramentas de e-commerce disponíveis está crescendo exponencialmente, portanto, poder testar e integrar essas ferramentas rapidamente pode ter um grande impacto nos resultados dos negócios.

Ao dissociar o back-end do front-end, as empresas podem criar experiências de front-end personalizadas que são adaptadas ao seu público específico sem precisar restringir a experiência do usuário para corresponder ao back-end. Isso resulta em uma experiência do usuário muito melhor e pode ajudar as empresas a se diferenciarem de seus concorrentes.

Outras características

Entretanto, o headless commerce não é apenas uma forma de trabalhar o front-end de maneira separada. De fato, existem algumas características básicas que também a diferenciam dos demais modelos existentes.

Desempenho aprimorado: o modelo headless commerce pode melhorar o desempenho do seu site pelo fato de não precisar carregar toda a plataforma de comércio eletrônico cada vez que um visitante chegar ao seu site.

Maior segurança: caso seu site for invadido, sua plataforma não será afetada e seus dados deverão permanecer seguros e protegidos.

Maior escalabilidade: a arquitetura headless torna sua plataforma mais escalável do que o comércio eletrônico tradicional. Você pode adicionar facilmente mais produtos, usuários e recursos ao seu site sem precisar se preocupar com o desempenho, pois o back-end reside em um servidor diferente.

Aliás, sobre a possibilidade de escalabilidade, ela só é aplicada ao conteúdo específico necessário. Como o front e back-end estão separados, é possível portanto escalar apenas os serviços que de fato exijam maior escalabilidade. Por exemplo, se o front-end estiver necessitando de mais recursos, podemos escalar apenas ele. 

O headless commerce, assim, inegavelmente traz muitos benefícios na construção da loja online, embora seja uma mudança arquitetônica aparentemente simples. A questão central, na verdade, é que essa flexibilidade de desenvolver em cima de uma plataforma headless se traduz em maior experimentação com novos recursos e integrações. E, mais importante, de forma rápida e fácil. Desde que a empresa esteja preparada para implementar essas mudanças, adotar o modelo headless commerce pode ser um verdadeiro diferencial competitivo.

A Maeztra já atua no desenvolvimento de e-commerce no sistema headless e possui equipe com extenso know-how tanto no back-end quanto no front-end. Fale conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.