Uma das maiores lojas de departamento do país, a Havan está desde 1999 ousando e inovando para se tornar referência no sul do país, onde surgiu, em Santa Catarina. De lá pra cá, obteve crescimento impressionante: São 94 lojas físicas (cada uma com um investimento médio de 30 milhões) em 14 estados. Além disso, possui um e-commerce próprio desde 2003, com cerca de 2,8 milhões de visitantes por mês. Isso mostra como a empresa já entende a importância do ambiente online há muito tempo. 

Com todo esse tempo de experiência, a Havan sentiu assim a necessidade de uma reformulação após 10 anos. Sendo assim, em 2013 fomos chamados para trocar sua plataforma pela da Vtex. Isso permitiu mais liberdade criativa para criar funcionalidades e possibilidades de integração com marketplaces, além de outros benefícios. Um deles é Smart Checkout, que permite que o cliente inicie o processo somente com o e-mail. Assim, os dados solicitados são apenas os essenciais para faturar o pedido e realizar a comunicação.

Pouco tempo depois, a Havan percebeu também a necessidade de trabalhar melhor com smartphones, uma tendência que se confirmou como das mais importantes no ambiente online. Para isso, precisavam de uma visão especialista em UX, design e usabilidade para e-Commerce. Além disso, com dados e estatísticas para entregar uma excelente experiência de compra para seus consumidores, aumentando a taxa de conversão da loja virtual. Novamente entramos em cena para reformular completamente a aparência do e-commerce criar uma nova arquitetura das informações da loja para torná-la mais atrativa a frente de seus consumidores.

Foram semanas de pesquisas sobre ambientes online de lojas de departamento, cruzamento com dados do Google Analytics e análises de usabilidade, que resultaram em uma identidade visual totalmente nova. Dessa forma, foi elaborada uma interface que dá ênfase aos diferenciais e está conectada ao DNA inovador da marca.

Cerca de 20 novas funcionalidades foram inseridas no e-commerce da empresa, tornando a experiência de compra e usabilidade melhor. Para isso, implantamos uma nova estrutura HTML utilizando as boas práticas de SEO e performance para garantir uma melhor indexação em buscadores como o Google, por exemplo. Além disso, precauções foram tomadas para não afetar o tráfego de quase 3 milhões de visitantes por mês durante a mudança.

Com as mudanças, a Havan teve excelentes resultados em curto prazo. Em apenas 2 dias, o valor investido na reformulação e implantação da loja já havia sido pago. Ao final do primeiro mês com a nova interface, houve aumento de 12% na taxa de conversão e acréscimo de 16% no faturamento. Além disso, um crescimento de 24% no número de pedidos realizados e de 84% no faturamento gerado por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones). Da mesma forma, em 6 dias a Havan já estava integrada e vendendo seus produtos por meio de um dos maiores marketplaces do Brasil, a B2W Marketplace.

Resultados

Plataforma Vtex – mais liberdade criativa para criar funcionalidades e possibilidades de integração com marketplaces.

Consultoria e UX –  reformulação da identidade visual do e-commerce, garantido em 2 dias aumento de 12% na taxa de conversão e acréscimo de 16% no faturamento, entre outros. 

Marketplace – integração e venda de produtos por meio de um dos maiores marketplaces do Brasil, a B2W Marketplace.

Smart Checkout – permite que o cliente inicie o processo somente com o e-mail. Assim, os dados solicitados são apenas os essenciais para faturar o pedido e realizar a comunicação.