fbpx

D2C Online: indústria vendendo direto ao consumidor final

Entenda melhor como o "D2C" (direct to consumer) pode ser uma vantagem no e-commerce.

Toda loja que deseja vender mais precisa ter uma atuação forte no ambiente virtual. Isso vale para empresas B2B, B2C, B2E e, também, o D2C. Sim, é possível para indústrias, importadoras e distribuidores comercializarem seus produtos diretamente ao cliente final. Mas, afinal, como funciona o chamado direct to consumer? Primordialmente, essa modalidade de vendas cria um ambiente onde é possível uma empresa produzir um determinado produto em suas próprias instalações para poder vender em seus próprios canais.

Apesar de não ser algo novo, o segmento ganhou novos contornos, especificidades e vantagens quando migrou para o ambiente online. Basicamente, permitiu juntar fornecedores, venda direta ao consumidor final e produção sem que um afetasse o outro.

O que é D2C?

É quando o fabricante ou produtor vende seus produtos diretamente aos consumidores de sua marca. Se um modelo de negócio varejista mais tradicional vai do fabricante ao atacadista para depois ir um varejista antes de chegar ao consumidor, aqui o caminho é cortado. 

O modelo de negócio varejista tradicional lida com compras em massa. Portanto, para um fabricante começar a vender direto ao consumidor, teria que passar a vender itens individuais. É essencialmente por isso que a maioria dos fabricantes ainda não mudou para uma estratégia D2C, já que todo o seu negócio gira em torno da venda de produtos em grande quantidade. Mas vender para o cliente traz vantagens que não podem ser ignoradas.

O direct to consumer trata exatamente disso.

Principais benefícios do D2C

Ao oferecer uma experiência de compra mais simplificada, onde os consumidores podem encontrar as informações e os produtos de que precisam em uma única fonte, o modelo D2C permite manter um relacionamento com seu público de maneira a fidelizá-lo à marca e também incentivar a recorrência de compras.

Sendo assim, a venda direta ao consumidor final possibilita:

  • Obter acesso a dados de clientes mais direcionados.
  • Maior personalização em sua linha de produtos.
  • Maior controle sobre os lucros.
  • Mais espaço para testes de produtos.

Por tudo isso, é muito importante para empresas D2C estruturarem uma estratégia de marketing que tenha experiência do cliente como ponto focal. Isso promove um ecossistema de compras positivo para os consumidores e permite um volume maior de informações relevantes sobre seus clientes.

Normalmente, os intermediários são os responsáveis por coletar informações valiosas sobre seu consumidor, o que significa que nem sempre a empresa tem acesso a todos os detalhes. O modelo D2C permite coletar informações mais relevantes em todos os níveis. Isso gera:

  • Melhor atendimento
  • Produtos mais alinhados às necessidades do cliente
  • Entender melhor pontos fortes e os que precisam ser trabalhados
  • Aumento de vendas.

Quando a empresa produz, vende, distribui e promove um produto, ela controla todas as ações.

Relação com revendedores

Por ter mais possibilidades de contato com o cliente, incluindo vendas diretas, é preciso alguns cuidados para que isso não afete negativamente a relação da marca com seus revendedores. Porém, isso não só é possível como ainda pode ser um aditivo para aprimorar essa relação, criando vantagens para os dois lados. 

Um bom exemplo disso é o e-commerce da Kärcher, em que a Maeztra colaborou com toda a implantação e a concepção do business e o desenvolvimento de front-end da primeira loja virtual da empresa. Para manter seus revendedores próximos, disponibilizamos funcionalidades específicas, como o Buybox, garantindo que as vendas geradas pelo novo site pudessem ser entregues por meio dos revendedores. 

As vendas são feitas pela loja virtual da Kärcher, mas as entregas são realizadas pelo revendedor mais próximo. Assim, essa entrega é mais rápida e barata para o consumidor final, gerando venda direta sem custo adicional para o revendedor. Um exemplo prático do porquê cada vez mais fabricantes estão recorrendo ao e-commerce D2C para vender diretamente aos consumidores finais. 

A Maeztra possui estratégias e soluções ideais para que o D2C e-commerce de sua fábrica possa atender ao consumidor com a mesma qualidade e eficiência que produz seus produtos. Entre em contato e veja como podemos ajudar seu negócio.

Quer saber mais sobre D2C e outros assuntos sobre e-commerce?

Envie sua mensagem e deixe com a Maeztra.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.