fbpx

Online-To-Offline. Conheça melhor o modelo O2O.

Também conhecido como Omnichannel Commerce, o conceito oferece uma experiência completa ao consumidor.

Ações como Ship From Store e Pick Up Point já são conhecidas de boa parte dos varejistas de e-commerce (caso ainda não esteja familiarizado, confira mais aqui). A união do físico com o digital está cada vez mais presente e pode oferecer uma jornada de compras completa de ponta a ponta. Daí vem o conceito de O2O. A sigla significa “Online to Offline” e seu conceito virá gerar uma experiência que facilita o pagamento e proporciona comodidade e agilidade no processo de compra. Significa, principalmente, identificar seus clientes durante sua jornada digital e, em seguida, usar os dados que você coletou para atraí-los à uma loja física. Ao usar uma estratégia O2O, o varejista aproveita todas as vantagens tanto do online quanto do offline.

O que é O2O?

Sendo assim, podemos classificar o O2O, muitas vezes também chamado de Omnichannel Commerce ou “fígital”, como uma estratégia e um modelo de negócios que encontra consumidores online e os leva para também fazer compras em lojas físicas. Um aspecto das iniciativas Online-To-Offline é justamente a capacidade de pagar online e, em seguida, retirar um produto em um local físico. Dessa maneira, as marcas que planejam adotar estratégias O2O em seus planos de negócios precisam oferecer aos consumidores um serviço que atenda às suas demandas e proporcione uma experiência agradável em geral. 

Além disso, é fundamental medir os impactos reais no negócio, como visitas às lojas e vendas e para procurar sempre melhor os serviços. Se um cliente pode fazer algo em seu e-commerce, ele deve ser capaz de fazer a mesma coisa em sua loja física. Sempre que possível, uma experiência deve ser capaz de começar online e ser retomada em sua loja. E vice-versa. Em outras palavras, os clientes são identificados no espaço online, como por e-mail e anúncios na internet, e as marcas usam uma variedade de métodos e técnicas para induzi-los a comprar itens também em suas lojas físicas. Portanto, essa abordagem combina técnicas de marketing online e offline, além de omnichannel e marketplace.

Sem perder consumidores e vendas

Um dos melhores exemplos disso é justamente o Pick Up Point, conforme mencionado anteriormente. Ter essa funcionalidade em seu e-commerce significa que você seleciona seus produtos e conclui sua compra online para, em seguida, ir até à loja mais próxima para retirar seus produtos. É um método que provou ser extremamente popular e eficaz para varejistas que possuem atividades online e offline. Isso porque também dá às pessoas uma gratificação instantânea. Em vez de ter que esperar por uma entrega, o cliente consegue o que deseja no mesmo dia e é muito mais provável que faça uma compra por impulso, aproveitando uma oportunidade que, caso não houvesse essa alternativa, ele não seguiria em frente. 

Neste modelo, a marca trata os canais online e offline como complementares em termos de aumento de vendas, e não como competitivos. É possível, por exemplo, escolher um produto em uma loja física e, mesmo sem encontrar o tamanho ou a cor adequada, fazer esse pedido online enquanto ainda está na loja, selecionando o modelo exato que deseja para ser entregue em casa. Da mesma forma, permite devolver um produto comprado online em um local físico.

Novas oportunidades e experiências

O ambiente digital facilita a comunicação com os consumidores em todas as etapas da jornada, como na busca por um produto ou serviço. Com isso, é possível planejar e oferecer novas experiências e uma jornada muito mais satisfatória ao consumidor do que manter os atendimentos e ambientes físico e online separados. Por exemplo, ao integrar e fornecer estoque de produtos do offline e do e-commerce, o Ship From Store. O sistema é essencialmente uma resposta à enorme demanda por pedidos online que assumiu o controle do setor de varejo. 

Com mais e mais consumidores optando por ficar em casa e deixar os produtos chegarem até eles, tanto as operadoras quanto os varejistas estão tendo que trabalhar duro para acompanhar os volumes crescentes de produtos que saem para entrega. Essa prática, então, essencialmente transforma a loja física em um hub de distribuição virtual, permitindo que os varejistas tradicionais levem os produtos aos consumidores locais com mais rapidez. 

Fortalecendo a imagem de sua marca e fidelizando clientes

Em vários casos, as empresas que usam uma abordagem O2O podem melhorar a reputação de sua marca. O uso do online é uma ótima maneira de promover sua loja, já que possui diversas ferramentas de comunicação, desde audiovisuais a textos informativos e direcionados. Enquanto sua loja física transforma visitantes em compradores, um e-commerce também ajuda a difundir a imagem da marca e atrair um leque maior de clientes, incluindo aqueles que podem nunca ter ouvido falar de sua loja antes. Caso online e offline estejam trabalhando em sintonia, e não de maneira independente,isso fortalecerá a imagem da sua empresa. 

Além disso, o modelo O2O também pode aumentar sua receita e fidelizar o cliente. Isso devido ao fato de ser também uma forma de gestão de fidelização visto que, quando as empresas utilizam e-mails ou mensagens de texto para informar os clientes sobre os últimos descontos e persuadi-los a voltar, é possível utilizar tanto as vantagens do ambiente físico quanto online. Algo que torna a experiência de compra mais gratificante e agradável e, no longo prazo, faz sua marca ganhar mais receita com recompras e aumento de ticket médio. 

A Maeztra possui ampla experiência e conhecimento ao atuar com marcas que possuem lojas físicas e online. Nossos serviços incluem ações direcionadas à omnicanalidade e atuação conjunta de e-commerce e ambiente físico, seja na implantação ou evolução de uma loja online, seja com consultoria estratégica e professional services. fale conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio. 

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.

notícias e insights

Confira as principais novidades da Maeztra e também do mundo do e-commerce.