principais vantagens do trabalho remoto

Conheça as principais vantagens do trabalho remoto

Home Office

A pandemia do novo coronavírus não introduziu o home office no Brasil, mas foi um dos principais elementos responsáveis por mostrar as vantagens do trabalho remoto por aqui.

Para se ter uma ideia, cerca de 80% de todos os gestores aprovaram o home office na pandemia, mostrando que esse regime de trabalho é muito útil e interessante para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Sendo assim, se a sua empresa ainda não conta com um modelo de trabalho home office, veja abaixo quais são as vantagens do trabalho remoto e analise se é ou não uma boa opção para você!

Economia de energia e outros insumos é uma das vantagens do trabalho remoto

Um dos benefícios do trabalho remoto para uma empresa é a possibilidade de reduzir os seus gastos mensais fixos por não ter tantos funcionários trabalhando na sua sede.

Imagine, por exemplo, um escritório de contabilidade. Ao aplicar o modelo de trabalho remoto, a empresa pode manter os seus funcionários trabalhando de casa, reduzindo drasticamente os gastos com energia elétrica, água, material de escritório e mais.

É claro que, pela legislação trabalhista, a empresa ainda precisa contribuir com os custos de energia elétrica dos trabalhadores, mas esses são bem inferiores do que aqueles auferidos na própria sede da empresa.

Portanto, há muita economia a se registrar nesse sentido. Além disso, caso a empresa decida ter um endereço comercial apenas para fins jurídicos, poderá economizar bastante ao poupar com aluguel também. Afinal, não precisará de um espaço tão grande assim.

Melhor gerenciamento de tarefas digitalizadas é obtido pelo trabalho remoto

Uma das vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de otimizar os processos internos graças a um melhor gerenciamento de tarefas digitalizadas.

É fato que o maior desafio de quem migra para o modelo de home office é a capacidade de trabalhar com a mesma dedicação e foco do que trabalhando presencialmente. Isso acontece principalmente com quem já tem bastante tempo de profissão e já está acostumado com o trabalho presencial em empresas.

No entanto, quando se cria uma rotina produtiva para o trabalho remoto, os resultados tendem a ser superiores do que aqueles obtidos presencialmente. Isso porque a maioria das tarefas (ou todas, em muitos casos) são digitalizadas. Na prática, isso garante um melhor gerenciamento.

Além disso, como as reuniões de equipe são todas virtuais, é necessário o uso de um software para reunir todas as tarefas de cada pessoa. Isso permite que o gerenciamento de processos fique mais otimizado também.

Economia com custos trabalhistas e horas extras na folha de pagamento

Além de economizar com os gastos mensais fixos da empresa, com insumos como energia elétrica ou água, o trabalho remoto também leva outros tipos de economias. Uma delas é com os custos trabalhistas da empresa.

Um dos gastos frequentes que não será necessário pagar se a sua empresa trabalhar majoritariamente via trabalho remoto é o vale-transporte. Ele é um benefício que só entra na folha de pagamento caso o empregado tenha de se locomover para a empresa.

O vale-alimentação, no entanto, continua sob responsabilidade da empresa pois o funcionário continua precisando do horário de almoço mesmo trabalhando de casa. Por isso, esse benefício não será removido.

Outra forma de economizar com o trabalho remoto é com as horas extras. É muito mais comum mantê-las quando o profissional está trabalhando na empresa do que em casa.

Dessa forma (e com o melhor gerenciamento que o modelo de trabalho oferece), a empresa não precisará que os funcionários façam horas extras e, portanto, registrará uma boa economia nisso.

Possibilidade de unir talentos de todos os lugares do Brasil ou do mundo

Antes da popularização do home office, uma empresa que queria ter os melhores talentos precisava abrir uma filial ou escritório nos grandes centros urbanos do Brasil.

Não que as pessoas nessas regiões são mais talentosas, mas sim porque há maiores chances de encontrar gente com alta capacidade técnica nesses lugares. Afinal, existem mais pessoas ali, mais cursos de especialização e mais formações de alto nível.

No entanto, isso agora não é uma lei do mercado pois o trabalho remoto permite que os funcionários de melhor capacitação técnica possam executar seus trabalhos de qualquer lugar do Brasil.

Por exemplo, imagine um excelente programador especializado em programação em rede. Ele pode trabalhar com uma empresa que oferece hospedagem com loja grátis em qualquer lugar do país ou do mundo, já que o seu trabalho será feito pela Internet mesmo.

Assim, o leque de potenciais talentos para uma empresa cresce consistentemente. Além de poder contar com a equipe atual, ainda poderá trabalhar com profissionais de outros estados e até mesmo países.

O mesmo pode ser dito para clientes: um escritório que antes só atendia empresas da mesma cidade agora pode abrir o leque de opções e atender empresas do Brasil inteiro pois faz o trabalho todo online.

E aí, aprendeu quais são as vantagens do trabalho remoto? Se você se convenceu em relação ao tema, deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

On Trend

Nossos Insights