fbpx
Você está navegando em:

VTEX IO: desempenho, escalabilidade e segurança

VTEX IO é uma plataforma low-code development que possibilita um gerenciamento com foco na experiência do usuário para seu e-commerce. Ela fornece as ferramentas para você se concentrar no que realmente importa para os seus negócios, sem precisar lidar com problemas e desafios de infraestrutura.

Esqueça os servidores. Foque em suas vendas.

Por ter uma estrutura cloud-native, ela é dimensionada automaticamente para atender às demandas do seu negócio. Isso devido ao fato de sua infraestrutura ser retirada do desenvolvedor, o que evita maiores problemas com atualizações, já que a interface da loja independe do back-end de desenvolvimento.

Na prática, isso permite que nenhum código seja mantido localmente, facilitando as atualizações e evitando problemas, como o de cache.

Tudo na nuvem

Com nada para instalar localmente e um command-line interface, os desenvolvedores desfrutam de um fast setup sem precedentes, aumentando produtividade.

Todas as alterações locais no código são sincronizadas imediatamente com o ambiente de desenvolvimento em nuvem e seu software é reimplantado instantaneamente.

Mais workspaces. Menos erros na sua loja.

Uma das principais vantagens da VTEX IO é a capacidade de proporcionar diversos workspaces. Trata-se da área de trabalho para o desenvolvimento de sua loja, possuindo toda a estrutura e apresentação inicial, sem estilizações. 

Ou seja, você pode implantar alterações no código de seu e-commerce sabendo que isso não irá atrapalhar a experiência dos usuários. Ao contrário, irão melhorar as métricas de seus negócios. 

 

Além disso, também permite mudanças de configurações, como por exemplo, poder mudar um banner, uma vitrine, etc. Da mesma forma, possibilita ver rodando no workspace sem afetar a loja em produção.

Como? Os workspaces da VTEX IO, como o nome indica, permitem fazer isso criando várias versões do seu código, atualizando cada workspace com a plataforma. Isso possibilita:

  • Realizar testes A/B
  • Evitar quebras e possíveis erros em sua loja
  • Aumentar a segurança na experiência de usuário 

Além disso, é capaz de acompanhar a evolução da loja, ajudando com cada teste, progressivamente, evitando problemas inesperados.

React: linguagem mais flexível

Desenvolvida pela equipe do Instagram em meados de 2011, o React é uma biblioteca em Javascript capaz de flexibilizar a criação de interfaces para o usuário. Por ser uma linguagem declarativa, é extremamente eficiente e traz apoio ao desenvolvimento.


Sendo uma biblioteca, e não um framework, a linguagem permite maior flexibilidade no desenvolvimento por parte do desenvolvedor, não ficando preso ou limitado por parte daquele framework.

Porque isso é importante?

O React agiliza o desenvolvimento de lojas dentro da VTEX, atuando em módulos para que o lojista foque na experiência de seu usuário e a aprimore sem afetar em qualquer funcionalidade ou usabilidade.

Significa segurança rapidez na entrega e na visualização de soluções para o negócio, possibilitando a atualização direta com os servidores da loja.

O VTEX IO também utiliza as tecnologias NodeJS (um servidor de JS criado pelo Google para o backend usando a mesma engine do Chrome) e GraphQL (consulta de APIs criado pelo Facebook).

Por serem duas tecnologias utilizadas todos os dias por milhões de pessoas, são muito seguras e robustas. Tanto que são usadas por nomes como Facebook, Google, Netflix, Uber, Linkedin, Walmart, Paypal, Airbnb, Twitter, Nubank, Pinterest, Github, Audi, EBANX, Loggi, Starbucks, entre muitas outras.

CMS x VTEX IO

VTEX IO

A VTEX também possui o CMS, módulo para desenvolvimento de páginas dentro da plataforma. Sendo assim, quais seriam as diferenças entre o VTEX IO e o CMS?  

Com VTEX IO:

1 – Utilizando novas tecnologias como o React, a loja se torna muito mais segura e estável por conta da separação da área de desenvolvimento com as implementações de negócio da parte do lojista. 

2 – É possível administrar e personalizar a loja com mais facilidade com aplicativos voltados a esse uso, além de aumentar a experiência de usuário e a performance da loja.

 3 –  A rapidez com que as atualizações e melhorias feitas na loja podem ser vistas instantaneamente. Ou seja, não há cache.

4 – A separação da área de administração com a área de desenvolvimento garante maior segurança para ambos os lados, além de permitir maior experiência para o usuário.

5 – O uso de SEO é otimizado, pois o servidor renderiza o JS, servindo para o browser inicialmente como um HTML estático. Isso permite ao Google indexar tudo sem problemas.

Aplicativos dentro de sua loja

Diferentemente daqueles que são instalados em aparelhos celulares, o VTEX IO possibilita desenvolver e instalar inúmeros apps (aplicativos) que podem agregar valor à sua loja. 

Assim, é possível usar, criar e customizar apps. Diferente de componentes, os aplicativos dentro do VTEX IO atuam por si só. Há uma lógica dentro dele que é única para ser utilizada, como se fosse um conjunto de componentes que possuem uma sinergia.

Que apps posso usar com VTEX IO?

Além de poder criar e customizar seus próprios apps, há diversos disponíveis pela VTEX e que podem ajudar sua loja com a experiência do cliente. Alguns exemplos são:

Mercado Livre

O aplicativo Mercado Livre CS permite que você suporte totalmente esse canal de vendas diretamente do administrador da VTEX.

Shareable Cart

Com esse app você pode iniciar estratégias social selling adicionando produtos a um carrinho e compartilhando-o em canais como WhatsApp, Facebook Messenger e email.

Logística Reversa

Esse aplicativo permite que os usuários devolvam produtos por meio do serviço de logística reversa dos Correios.

Customer Credit

Você pode oferecer um método de pagamento exclusivo para clientes selecionados. O app permite que sua loja conceda crédito, determine limites e gerencie faturas.

Confira mais apps no link de apps VTEX.

Texas Boot Company: a loja criada com VTEX IO

Um exemplo de e-commerce criado com a plataforma é o da Texas Boot Company. Fundada em 2010, a loja disponibiliza modelos de botas tipicamente usadas na região do Texas, nos EUA. São os típicos calçados de cowboy, com modelos para homens, mulheres e crianças. 

Com o VTEX IO, fomos capazes de iniciar o desenvolvimento da loja online tendo em base o layout e o conteúdo da loja atual da marca.

Resultados

6

PLUGINS
nativos que antes precisavam ser desenvolvidos manualmente

20%

de diminuição
no tempo de desenvolvimento de projeto

40%

de diminuição
no tempo de desenvolvimento de página de produto

50%

de diminuição
no tempo de desenvolvimento de página institucional

Confira o resultado no site oficial da loja.

VTEXbook

A Maeztra contou com o conhecimento profundo de sua equipe de desenvolvedores para criar um VTEXbook inteiramente dedicado ao VTEX IO

On Trend

Nossos Insights