Técnicas de CRO para E-commerce na Black Friday
A Black Friday está chegando, e para te ajudar nos preparativos para a data mais esperada do e-commerce, separamos cinco dicas essenciais para você observar pontos que precisam de atenção e implementar melhorias na sua loja online.
O que é CRO?
Antes de abordarmos as dicas, vamos relembrar a definição dessa técnica. CRO é a sigla em inglês para Conversion Rate Optimization, ou em português, Otimização da Taxa de Conversão. É uma técnica usada para aumentar a taxa de conversão do seu site, baseada em pesquisa e experimentação.
Entre os diversos benefícios dessa técnica, está o aumento da lucratividade da loja online, pois é possível ter mais pessoas comprando na sua loja mantendo o mesmo montante investido em mídia e aquisição de clientes. Maior lucratividade e maior retorno sobre o investimento, consequentemente possibilitando investir mais em mídia e gerando um efeito gradual.
As técnicas de CRO são baseadas em pesquisa, ou seja, a pessoa responsável pelo CRO analisa o público que acessa o site, para ter insights de melhorias, as chamadas hipóteses. A partir disso, os testes A/B são realizados para comparar as variáveis da estratégia traçada inicialmente. Assim, é possível observar e entender qual ação de melhoria gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas, assim como outras
Tendo isso em mente, vamos para as dicas!
1- Pesquise o público
As chamadas Pools, mini pesquisas em pop-ups ou em abas laterais no site, são fundamentais para traçar a estratégia de CRO. Através da ferramenta do Hotjar é possível realizar de forma gratuita e escolher a melhor maneira de implementar no site, escolhendo uma página específica, com determinado tempo de navegação para colher informações do usuário.
Outra alternativa para realizar a coleta de dados é o Google Forms/TypeForm, da mesma forma que os pools são bons para os usuários, os questionários são bons para seu público consumidor, para descobrir objeções e motivações de compra.
2- Reforçe motivações, quebre objeções
Ao realizar as pesquisas e conhecer melhor seu público, é possível reforçar as motivações de compra e quebrar objeções contra seu produto ou serviço. Com isso, você consegue descobrir exatamente o que seu público deseja, e se adequar para vender mais. Utilize seu aprendizado e implemente as otimizações no site.
3 - Gatilhos mentais
Utilize gatilhos mentais para convencer as pessoas e ofertar o seu produto. Os dois gatilhos mais usados são a Escassez e a Prova Social.
Na escassez é importante ressaltar que existe um período limitado do produto ou serviço ofertado. Como todos sabemos, a Black Friday ocorre apenas na última sexta do mês de Novembro, então reforce a limitação da disponibilidade em prol de incentivar a compra no momento. Na prova social, mostre que outras pessoas estão comprando, usando e aprovando seu produto. É um fenômeno social que trata sobre a dependência das pessoas por esperar feedbacks.
4 - Conteúdos e páginas exclusivas
Utilize ao máximo esse período para criar conteúdos e landing pages exclusivas de Black Friday, aproveite para explicar como funciona a sua promoção, informar os produtos participantes, e um espaço para que as pessoas se cadastrem para receber informações em primeira mão, naquele período.
5 - Acompanhamento de indicadores diariamente
A Black Friday é um período que passa rápido, então o acompanhamento e otimização precisam ser em tempo real para adequar as ações de CRO de acordo com o comportamento dos usuários. Ferramentas como Google Analytics, Mapas de Calor e Gravações de Tela podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo na sua loja, quantidade de acessos, quais páginas convertem mais ou menos, entre muitas outras informações.
Com o alto fluxo de demandas neste período, os preparativos para a data mais esperada do e-commerce precisam de um time especializado em CRO para te ajudar a otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce.
Entre em contato com a Maeztra e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.