fbpx

Campanhas sazonais: conheça estratégias para vender mais em datas comemorativas

Se você é um empresário de e-commerce, provavelmente já sabe que a participação em campanhas sazonais é uma ótima maneira de aumentar as vendas e o reconhecimento da marca

A Páscoa, o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Carnaval, Black Friday e o Natal são apenas algumas das ocasiões em que os consumidores tendem a realizar mais compras. 

Para elaborar estratégias sazonais de venda, é fundamental analisar o desempenho do seu negócio ao longo do ano, identificando os momentos de alta e baixa demanda, e entender a melhor forma de aproveitar as datas comemorativas do calendário para vender mais.

Essa observação cuidadosa permitirá estar preparado para enfrentar os períodos críticos e tirar o máximo proveito das oportunidades sazonais.

Quer entender um pouco mais sobre marketing sazonal e como utilizá-lo de uma forma mais estratégica?

Confira!

O que é o marketing sazonal?

O marketing sazonal, ou de datas comemorativas, é uma estratégia que visa impulsionar as vendas em períodos específicos do ano em que ocorrem celebrações ou sazonalidades de consumo.

Quando bem planejadas, as campanhas de marketing sazonal podem ser adaptadas para diversas épocas do ano, permitindo que os lojistas evitem estoques parados e promovam um melhor giro de mercadorias.

Por isso, é importante que os setores de marketing e vendas de sua empresa possam identificar a sazonalidade das vendas, facilitando a exploração das melhores oportunidades e a preparação para períodos de menor demanda.

Para ter sucesso nessa estratégia, é essencial dominar três princípios básicos do marketing de datas comemorativas/sazonal:

Conheça o seu público

Antes de lançar promoções e reduzir preços, é importante conhecer bem sua persona. É necessário entender quem são seus clientes para criar campanhas que realmente funcionem.

Planejamento com antecedência as suas campanhas sazonais

Para aproveitar as campanhas sazonais e vender mais no e-commerce, é importante planejar-se com antecedência. 

O planejamento deve incluir também a estratégia de marketing, o planejamento de estoque e a preparação do site para receber um maior fluxo de visitas.

Acompanhe as datas do seu setor

É importante dar destaque às datas específicas do seu setor de mercado, além das comemorações mais populares como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Dia dos Namorados. 

Explorar as datas que têm relação direta com seu público-alvo, podem ser ótimas oportunidades para atrair e fidelizar clientes.

Esses três princípios são essenciais para guiar o planejamento das suas campanhas sazonais. 

Confira algumas dicas para realizar campanhas sazonais de sucesso e aumentar as suas vendas. 

1. Invista em publicidade

Investir em publicidade é uma forma efetiva de atrair clientes e aumentar as vendas no e-commerce durante as campanhas sazonais. 

As redes sociais, o Google Adwords e o e-mail marketing são alguns dos canais de publicidade que podem ser utilizados para divulgar as promoções e incentivar as vendas.

As campanhas publicitárias devem ser criativas e atrativas para chamar a atenção dos clientes e gerar interesse pelas promoções oferecidas.

2. Otimize seu site para as campanhas sazonais

O site do e-commerce deve ser otimizado para as campanhas sazonais, de forma a oferecer uma experiência de compra agradável e eficiente para os clientes. 

Isso significa que o site deve ser visualmente atraente, de fácil navegação e deve oferecer informações claras sobre as promoções e descontos oferecidos.

Além disso, é importante que o site esteja preparado para receber um maior volume de acessos durante as campanhas sazonais. Ou seja, é importante investir em uma boa hospedagem para o site e garantir que o tempo de carregamento das páginas seja rápido.

3. Personalize a experiência do cliente

As campanhas sazonais são uma oportunidade para personalizar a experiência do cliente e criar um vínculo emocional com sua marca. 

Use os dados que você possui sobre seus clientes, como histórico de compras e navegação, para dar sugestões de produtos ou serviços que atendam às necessidades de cada cliente.

Considere enviar mensagens personalizadas por e-mail (como descrito acima), SMS ou notificações push para lembrar os clientes sobre sua campanha sazonal e oferecer ofertas personalizadas. 

4. Garanta a melhor experiência de entrega

As datas sazonais requerem alguns cuidados para alinhar as estratégias e ações de todas as áreas da empresa. Criar e executar campanhas sem o planejamento adequado da logística para as entregas é um problema na certa. Isso porque a logística deve estar preparada com opções de fretes atraentes, veículos disponíveis e comunicação bem alinhada com os clientes finais. Entenda mais sobre estratégias de frete para datas sazonais neste guia da Intelipost.

5. Mantenha um bom relacionamento no pós-vendas

Lembre-se que o relacionamento com o cliente não acaba quando ele finaliza a venda. Para garantir que ele volte a comprar em outras ocasiões, inclusive em dias comuns, é fundamental criar um ótimo relacionamento pós-venda.

Para isso, continue usando as redes sociais para postar conteúdo relevante e manter-se presente na mente do seu cliente. Além disso, envie conteúdos úteis e esteja aberto para dúvidas, sugestões e diálogos em seus canais de comunicação.

Realizar pesquisas de satisfação e buscar a opinião do cliente sobre sua loja é essencial. Além disso, preste atenção ao feedback do cliente e considere implementar sugestões viáveis para melhorar seu negócio. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Que tal aplicar todas essas dicas e já começar o seu planejamento para a próxima campanha sazonal?

E, para mais dicas e informações sobre o mundo dos negócios, não deixe de acompanhar os nossos próximos conteúdos. 

Aqui no blog da Maeztra, você encontra vários artigos sobre vendas, negócios, tecnologia e tendências! 

Navegue agora em nosso blog e confira!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.