fbpx

Chat GPT para e-commerce: vai acontecer?

Desde quando o Chat GPT foi lançado em Novembro/2022, o mercado foi bombardeado de informações, insights e reflexões a respeito da nova tecnologia queridinha dos curiosos. Em dois meses e mais de cem milhões de usuários depois, tivemos desde conteúdos mais radicais – como a possível eliminação de postos de trabalhos humanos – até os mais técnicos – indo a fundo em como a plataforma consegue ter respostas tão assertivas. De qualquer forma, o poder de atuação do Chat GPT rodou por todas as esferas do mercado, inclusive dentro do ecossistema do e-commerce. As possíveis formas de atuação da inteligência artificial no ambiente das compras online vem revolucionando algumas partes que veremos a seguir.

Muito além de um simples perguntas e respostas, a ferramenta, que possui uma versão gratuita para testes, é um chat de conversa com a inteligência artificial onde é possível de fato ter uma conversa argumentativa com respostas de alta qualidade e fatos verídicos. Em um futuro próximo e com a aplicação mais avançada, seria possível substituir as pesquisas do Google por uma conversa dentro do chat.

Vale ressaltar que essa inteligência artificial é uma ferramenta de linguagem que é treinada para reproduzir textos, que funciona muito bem em diversos idiomas. E também por isso, tem muita dificuldade de responder perguntas de matemática. Ela consegue responder qual fórmula é adequada para o problema, mas não dar o resultado da conta. Mas, por outro lado, ao solicitar um email, a inteligência artificial retorna com um texto bem redigido, com poucos ou quase zero erros ortográficos.

Mas por mais que a plataforma tenha uma estrutura de informações extremamente intensa, ela tem uma dificuldade em comunicar que não possui conhecimento em determinado assunto. Nesses casos, vai retornar uma resposta que provavelmente estará errada, ou que não existe. Por isso, nesse momento, é importante ter cuidado com o destino dessas informações para não acabar com informações incorretas.

Essa ferramenta causa diversos impactos, a curto e longo prazo. Mas o mais imediato é a pressão que o ChatGPT causa na hegemonia do Google como ferramenta de pesquisa. Atualmente, a OpenIA, que desenvolveu o chat, recebe algumas rodadas de financiamento da Microsoft, o que dá à empresa certo controle em cima da ferramenta, que será incorporada ao site de busca Bing, trazendo uma conversa mais natural no momento da pesquisa. Isso traz um certo risco na adesão do público ao Google, na medida que essas IAs forem sendo desenvolvidas. Essa ascensão de um novo método de pesquisa movimenta o mercado e obriga o Google a trazer atualizações na sua forma de interação com o público, que recentemente anunciou novas ferramentas de inteligência artificial.

Para o ecossistema do e-commerce, o ponto principal de impacto seria no SEO, um framework do Google para melhoria da indexação no próprio Google. E caso a principal fonte de pesquisa não seja mais o Google, toda a indústria inteira que foi construída em cima do mercado de anúncios pagos, pode falir.

O ChatGPT claramente está mudando o mercado, desafiando a dominância do Google, e abrindo precedentes para que outras empresas de inteligência artificial entrem no mercado. Ele mostra todo o potencial que pode ser usado, como vimos nos últimos meses, ferramentas de inteligência artificial para gerar imagens, extrair sons, e outras diversas que estão sendo disponibilizadas no mercado.

Hoje estamos em um momento importante do mercado, em qual, quem souber fazer melhor uso primeiro, vai se destacar. Isso traz oportunidades, além dos riscos de repensar o modelo de marketing, mas sim achar as aplicações corretas para isso dentro da sua segmentação.

Elas vão afetar toda a dinâmica do mercado e a forma como se relacionam com as marcas. A expansão das ferramentas ainda é um mercado muito aberto, então, há possibilidades da entrada de outras ferramentas para agregar valor. Mas fato é que essa novidade abriu precedentes para atuação no mercado, e a possibilidade de substituição de mão de obra humana nas empresas e novas tecnologias.

Gostou desse artigo?

Aqui no blog da Maeztra, você encontra vários artigos sobre vendas, negócios, tecnologia e tendências! Navegue agora em nosso blog e dê uma olhada em outros conteúdos!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.