fbpx

Como aproveitar o Dia dos Pais para aumentar suas vendas online

Datas especiais merecem mais atenção e podem servir para aprimorar seu e-commerce

Natal, Black Friday, Dia do Consumidor, Dia das Crianças. Durante todo o ano, o varejo possui datas que estimulam compras e que podem ser aproveitadas no ambiente online. Inclusive, fizemos um calendário do e-commerce 2022, que você pode baixar gratuitamente em nosso site. Dentre as principais datas, entretanto, é claro que Dia das Mães merece uma atenção especial. Mas não só ela. Afinal, o Dia dos Pais também oferece inúmeras oportunidades de vendas e também para deixar sua loja online ainda mais atrativa. 

Quem prova isso são os números. Matéria da revista Exame mostra que 2021 foi o maior Dia dos Pais de todos os tempos no ambiente online. De acordo com a matéria do periódico, o Dia dos Pais de 2021 teve faturamento que superou os R$ 6,2 bilhões, número 15,99% maior que na mesma data em 2020. Não apenas em vendas totais, mas ticket médio (R$ 449,14 , 11,24% maior que o ano anterior) e número de pedidos (+4,28%, alcançando 13,9 milhões) também tiveram um bom crescimento. 

Tudo isso mostra o quanto o varejo pode aproveitar essa que já é uma das principais datas do varejo eletrônico no Brasil. Entretanto, por incrível que pareça, quando se trata de analisar as crenças e hábitos de compra de diferentes grupos de consumidores, os profissionais de marketing e lojistas tendem a ignorar os pais. Muitos assumem que pessoas que são pais têm hábitos semelhantes aos que não são pais ou usam estereótipos ultrapassados ao elaborar suas mensagens. 

Porém, os pais de hoje têm crenças bem definidas sobre seus papéis, comportamentos de compra distintos e são experientes digitalmente. Sendo assim, sua marca e e-commerce precisam adotar estratégias que dialoguem diretamente com essas pessoas. E isso precisa começar a partir do momento que esse consumidor acessa sua loja.

Seu e-commerce é perfeito para os pais. E eles precisam saber disso.

Como diferenciar sua loja dos concorrentes quando pensamos nos pais? Em primeiro lugar, é preciso mostrar que seus produtos são presentes perfeitos para os pais, não importa qual seja o seu segmento. Criar campanhas que engajem o cliente é uma tática bastante direta para marcas de comércio eletrônico que carregam produtos para homens. 

Concentre-se em oferecer seus best-sellers e utilize as informações que já possui para estimular seus principais consumidores. Enfatize o que torna esses produtos especiais e por que eles são perfeitos especificamente para pais. Claro, existem lojas online com produtos que geralmente não são dados aos homens e, principalmente, aos pais. E embora isso possa representar um desafio, você pode pensar fora da caixa e explorar alguns ângulos únicos. Descontos únicos, brindes e mesmo personalização de produtos podem servir para tornar um item identificável com a data. 

Aliás, fornecer pacotes de presentes usando diferentes combinações de seus produtos facilita para seus clientes decidirem pelo seu e-commerce ao comprarem seus presentes de Dia dos Pais. Para isso, não é preciso lançar novos produtos. Você pode enfatizar o que você já tem e montar pacotes criativos e com a data comemorativa em primeiro plano. 

Aproveite e crie campanhas que apresentem seus produtos mais vendidos como os principais presentes para os pais. Disponibilize CTAs nítidos para tornar esses destaques mais chamativos. Inclusive, você pode aproveitar para revisar todos os botões da sua loja online. Será que elas são chamativas o suficiente? Isso é algo que precisa estar presente em seu e-commerce o ano todo.

O foco é na data, não obrigatoriamente em seus produtos.

Se o Dia dos Pais é uma data comemorativa, seu e-commerce deve enfatizar o evento, não apenas seus produtos. Isso porque nem todas as lojas online oferecem produtos que são facilmente associados aos pais. Se você é uma marca de beleza que vende esmaltes ou maquiagem, por exemplo, descobrir o Dia dos Pais pode ser definitivamente um desafio. 

Por isso é preciso concentrar seu conteúdo na celebração e no evento em si, sem vender nenhum de seus produtos. Você pode fazer uma menção ou duas sobre seu produto, mas mantenha a comunicação focada no próprio Dia dos Pais, especialmente em e-mail marketing ou anúncios. Você ficará surpreso com os níveis de engajamento que isso trará.

O layout de seu e-commerce deve acompanhar essa comunicação. Ao focar na data, você adiciona um toque humano à sua marca, pois os consumidores também estarão interessados no conteúdo, não apenas em produtos específicos e promoções. No fim, isso aumenta a experiência de compras do cliente e é mais provável que ele opte pela sua marca caso consiga entregar a ele o conteúdo correto.

Promoções, descontos e personalização

Mesmo contando com uma boa comunicação, é claro que seus clientes querem também aproveitar a data para terem vantagens. Não só isso, mas também pode ajudar a decidir comprar em sua loja online. Caso o consumidor esteja confuso sobre o que dar de presente ao pai, um giftcard pode ser útil nesse caso. Você pode oferecer vale-presentes do Dia dos Pais em sua loja com diferentes valores de preço para que os compradores possam comprar um de acordo com seu orçamento.

De toda forma, os consumidores estão esperando descontos e promoções para o Dia dos Pais. Uma boa saída é criar um código de cupom exclusivo que seja válido por tempo limitado para reivindicar o desconto. Isso criará urgência para comprar e, finalmente, aumentará suas vendas, pois mais e mais usuários visitarão sua loja para comprar antes que o código do cupom expire. Promova-o em todos os lugares para direcionar o máximo de tráfego para seu site.

Melhore a jornada de compras da sua loja

Todas as ações que você criar para o Dia dos Pais podem ser aproveitadas para tornar sua loja online ainda melhor para a experiência do cliente. Ao contrário dos sites puramente informativos, os e-commerces são informativos e transacionais. Em outras palavras, eles ajudam os compradores em potencial a encontrar o que estão procurando e fornecem os meios para comprar o que precisam.

O objetivo final da sua loja online é, portanto, atrair clientes em potencial para seus produtos e serviços e, eventualmente, para uma venda. Isso significa que você precisa investir em pesquisa e na experiência do usuário para garantir que seus clientes tenham a jornada de compras que procuram. A Maeztra oferece serviço de UX Design para tornar seu e-commerce adequado às necessidades dos consumidores e aos objetivos do seu negócio. Afinal, o seu e-commerce se trata, em última análise, sobre o seu cliente. 

O objetivo de entender seu consumidor dentro da jornada completa de compras para melhor atendê-lo vale não apenas para o Dia dos Pais, mas é algo que sua loja online pode usufruir todos os dias. Fale conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio.   

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.