fbpx

Como atrair a Geração Z: os novos consumidores

como atrair a geração z

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, as marcas precisam encontrar novas maneiras de se conectar com os consumidores. A Geração Z, que representa cerca de 33% da população brasileira – e em 2030, junto com a Alpha, representarão 50% da população mundial – é um dos grupos mais relevantes para as marcas. Essa geração é caracterizada por ser digitalmente nativa, conectada, socialmente consciente e ativista. E para manter a sua marca relevante, é preciso atrair a Geração Z, para convertê-la em cliente.

Nesse contexto, a cultura assume um papel fundamental. Ela oferece estabilidade, familiaridade e uma forma de lidar com a incerteza e a ansiedade. Nesse cenário, as marcas que se mostram relevantes culturalmente têm mais chances de sucesso, pois impulsionam a inovação, o impacto social e o bem-estar nas comunidades. No Brasil, a população jovem lidera essa mudança, priorizando empresas que valorizam a cultura e alinham seus valores a causas sociais.

A Cultura como Diferencial Competitivo:

Segundo relatório anual “Cultura Jovem 2023” da WGSN, a “Cultura Acelerada” está moldando a forma de consumo da Geração Z, marcada pela descentralização das redes sociais e a fragmentação da mídia. Esse fenômeno está transformando os interesses dos jovens, que estão cada vez mais focados em nichos culturais específicos. As marcas precisam acompanhar esse ritmo acelerado e compreender as demandas dessas comunidades para se conectar com elas de forma eficaz.

A Geração Z brasileira, com potencial de gerar US$ 31 trilhões de renda até 2031, está priorizando marcas que compartilham seus valores culturais. Essa tendência, intensificada pelo cenário social, econômico e político, exige que as marcas se tornem relevantes culturalmente, não apenas fornecendo produtos, mas também criando cultura.

Cultura de Nicho na América Latina

Os relatórios anuais apontam a descentralização da cultura digital como uma tendência importante para 2025. A cultura pop eurocêntrica está perdendo espaço para as culturas locais, impulsionadas pela viralização da cultura digital. Ao se conectarem às culturas locais, as marcas podem construir relacionamentos mais fortes com os consumidores e comunidades e se destacar da concorrência na América Latina. 

A Importância da Escuta Social

Com a Geração Z liderando mudanças no consumo e reivindicações sociais, as marcas brasileiras têm a chance de investir na “escuta social”, uma das tendências do marketing digital para 2024. Construir uma cultura em junto com suas comunidades, a partir de suas perspectivas, dessa maneira evitando debates sobre apropriação cultural, é crucial para uma presença de marca autêntica

Para atrair a Geração Z, a relevância cultural está se tornando uma medida crucial para o sucesso das marcas, permitindo a criação de comunidades ao redor de produtos e serviços. As marcas precisam ir além das métricas tradicionais, incorporando valores culturais em suas estratégias. No mundo dinâmico da Geração Z, a cultura não é apenas uma tendência, mas o alicerce sobre o qual o futuro das marcas será construído.

Fonte: WGSN

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.