fbpx

Como utilizar o carnaval para vender mais?

vender mais no carnaval

Depois de mais de dois anos sem folia, o carnaval de 2023 promete animar até os foliões menos animados e certamente vai alavancar as vendas de produtos relacionados à data. E para quem diz que o ano só começa depois do carnaval, para os lojistas, o planejamento da época começa bem antes disso.

Entre os dias 17 e 22, os foliões saem às ruas para pular carnaval, mas ao longo de todo o mês, lojas de diferentes segmentos podem se aproveitar da animação para apostar em ações promocionais e estratégias que estimulem o espírito carnavalesco dos consumidores. Dentre os segmentos que mais bombam nessa época do ano, alimentos, bebidas, moda, acessórios e maquiagens estão no top 5 principais gastos dos foliões. 

Para aproveitar esse período extremamente animado do ano, separamos 4 estratégias principais para seu e-commerce entrar no ritmo carnavalesco e vender mais! Confira a seguir:

 

4 estratégias para vender mais no carnaval:

  • Seja criativo na identidade visual

Carnaval é tempo de glitter, cores vibrantes, máscaras, fantasias, instrumentos musicais e confete. Por isso, para chamar a atenção dos clientes em meio a tantas informações, use e abuse de elementos carnavalescos no seu site, seja em banners, páginas especiais para esse momento, ou até mesmo na sua loja física.

Quem não é visto, não é lembrado. Então tenha isso em mente quando estiver planejando sua campanha.

  • Aposte em kits promocionais

Aproveite a temporada para fazer combinações de produtos especiais que podem ser utilizados no período carnavalesco. Montar um kit de fantasias com maquiagens e acessórios é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio das compras. 

Estimule o cross-selling na loja, no caso do segmento de moda, se o cliente colocar uma roupa no carrinho, ofereça desconto em um acessório ou item complementar. Além do preço vantajoso, o cliente terá uma percepção de valor agregado com os itens da sua loja, por terem sido planejados para ele.

  • Forneça produtos personalizados e customizados

Desde acessórios até os famosos abadás, os foliões da época procuram se destacar na multidão com roupas e acessórios exclusivos. Por isso, oferecer produtos que possam ser facilmente personalizados em casa e itens que auxiliam na decoração são bastante procurados nesta época do ano. 

Um destaque para lojas do segmento de aviamentos e pedrarias, que são muito importantes nessa época do ano, sendo procuradas tanto por consumidores quanto por outras lojas que também trabalham com personalização.

  • Carnaval em casa

Além de pular o carnaval na rua, também tem um grande grupo que prefere curtir o feriado em casa descansando, ou viajando com amigos e familiares. Então, produtos pensados para compor esse cenário, como decoração de ambientes, pequenos adereços carnavalescos, e principalmente kit de comidas e bebidas são o foco desse grupo mais caseiro.

Depois de três anos praticamente sem comemorações, o retorno de uma das principais datas comemorativas do ano promete animar o ânimo do mercado para aumentar as vendas. Coloque em prática as estratégias e se prepare para a data!

 

Precisa de uma consultoria focada para alavancar suas vendas ainda no primeiro semestre? Entre em contato com a gente!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.