fbpx

Como vender para o público B2B no e-commerce

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no mundo, e não apenas para o público B2C (business to consumer), mas também para o B2B (business to business). Segundo a Forrester, o comércio eletrônico B2B atingirá US$ 3 trilhões nos EUA até 2027.

Mas como vender para o público B2B no e-commerce? Quais são as diferenças, os desafios e as oportunidades desse segmento? Neste artigo, vamos abordar algumas dicas e boas práticas para você se destacar no mercado B2B online.

b2b no e-commerce

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para vender para o público B2B no e-commerce é conhecer bem o seu público-alvo. Quem são as empresas que compram de você? Quais são as suas necessidades, dores, expectativas e objetivos? Quais são os seus processos de compra, os seus critérios de decisão e os seus canais de comunicação preferidos?

Ao conhecer o seu público-alvo, você poderá oferecer soluções personalizadas, que atendam às suas demandas e que gerem valor para o seu negócio. Além disso, você poderá segmentar a sua base de clientes e prospects, e criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes e assertivas.

2. Tenha um site profissional e otimizado

O seu site é a sua vitrine no e-commerce, e por isso ele precisa ser profissional, atrativo, funcional e otimizado. Isso significa que ele deve ter um design responsivo, que se adapte a diferentes dispositivos e telas, uma navegação intuitiva e rápida, um conteúdo relevante e atualizado, e uma boa performance técnica, que garanta a segurança, a estabilidade e a velocidade do site.

Além disso, o seu site deve ser otimizado para os mecanismos de busca, como o Google, o que envolve a aplicação de técnicas de SEO (search engine optimization), que visam melhorar o posicionamento orgânico do seu site nas páginas de resultados. Dessa forma, você poderá atrair mais tráfego qualificado para o seu site, aumentar a sua visibilidade e a sua autoridade no mercado, e gerar mais leads e vendas.

3. Ofereça uma experiência de compra diferenciada

O público B2B é exigente e busca por uma experiência de compra diferenciada no e-commerce. Isso significa que você deve oferecer um atendimento personalizado, que entenda as necessidades e as particularidades de cada cliente, e que ofereça soluções sob medida, que agreguem valor e que gerem confiança.

Além disso, você deve oferecer uma jornada de compra simplificada, que facilite o processo de compra do cliente, desde a pesquisa até o pós-venda. Isso envolve ter um catálogo de produtos completo e atualizado, com fotos, descrições, especificações técnicas e avaliações de outros clientes, ter um sistema de busca inteligente e filtros avançados, que ajudem o cliente a encontrar o que procura, ter um carrinho de compras claro e transparente, que mostre os preços, os descontos, os impostos e o frete, ter um checkout rápido e seguro, que ofereça diversas opções de pagamento e parcelamento, e ter um sistema de rastreamento e entrega eficiente, que cumpra os prazos e as condições acordadas.

4. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para vender para o público B2B no e-commerce. Isso porque o conteúdo é uma forma de educar, informar, entreter e engajar o seu público, e de conduzi-lo ao longo do funil de vendas, até a conversão.

O marketing de conteúdo envolve a criação e a distribuição de conteúdos relevantes e de qualidade, que sejam alinhados com o seu público-alvo, com o seu segmento de atuação e com os seus objetivos de negócio. Esses conteúdos podem ser de diversos formatos, como blog posts, e-books, infográficos, vídeos, podcasts, webinars, newsletters, entre outros.

O marketing de conteúdo ajuda a atrair mais visitantes para o seu site, a gerar mais leads, a nutrir e qualificar esses leads, a aumentar as suas vendas, a fidelizar os seus clientes, e a fortalecer a sua marca no mercado.

5. Aproveite as redes sociais

As redes sociais são canais poderosos para vender para o público B2B no e-commerce. Isso porque as redes sociais permitem que você se aproxime do seu público, que você crie e mantenha um relacionamento com ele, que você divulgue o seu site e os seus produtos, que você compartilhe o seu conteúdo, que você receba feedbacks e recomendações, e que você monitore a sua reputação e a sua concorrência.

As redes sociais mais indicadas para o público B2B são o LinkedIn, Instagram e o YouTube, mas você pode explorar outras plataformas, de acordo com o seu público e o seu nicho. O importante é que você tenha uma presença consistente e ativa nas redes sociais, que você interaja com o seu público, que ofereça conteúdo de valor e que gere engajamento.

6. Utilize a tecnologia como aliada das suas vendas B2B

A tecnologia é uma grande aliada das vendas B2B no e-commerce, pois ela ajuda a automatizar, otimizar e integrar os processos de marketing e vendas, além de proporcionar uma melhor experiência para o cliente. Algumas das ferramentas tecnológicas que você pode utilizar são:

  • CRM (customer relationship management): um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, que permite armazenar, organizar e analisar os dados dos seus clientes e prospects, além de acompanhar o seu histórico de interações, o seu estágio no funil de vendas e o seu potencial de compra.
  • ERP (enterprise resource planning): um sistema de gestão empresarial, que integra as informações e os processos de diferentes áreas da empresa, como financeiro, estoque, logística, compras, produção, entre outras, facilitando a tomada de decisão e o controle do negócio.
  • E-mail marketing: uma ferramenta de comunicação e marketing, que permite enviar mensagens personalizadas e segmentadas para os seus contatos, com o objetivo de informar, educar, engajar e converter os seus leads em clientes.
  • Chatbot: um software que simula uma conversa humana, que pode ser utilizado para atender, qualificar e direcionar os seus visitantes, leads e clientes, de forma rápida, automática e inteligente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Analytics: uma ferramenta de análise de dados, que permite medir e avaliar o desempenho do seu site, das suas campanhas de marketing e das suas vendas, gerando insights e oportunidades de melhoria.

7. Estabeleça parcerias estratégicas

Uma forma de ampliar o seu alcance e o seu potencial de vendas B2B no e-commerce é estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas que tenham sinergia com o seu negócio, e que possam oferecer benefícios mútuos. Algumas das formas de fazer parcerias são:

  • Co-marketing: quando duas ou mais empresas se unem para criar e divulgar um conteúdo, um produto ou um serviço em conjunto, compartilhando os custos, os recursos e os resultados.
  • Co-branding: quando duas ou mais empresas se unem para criar e lançar um produto ou um serviço em conjunto, agregando valor e reconhecimento às suas marcas.
  • Cross-selling: quando uma empresa oferece um produto ou um serviço complementar ao de outra empresa, gerando mais vendas e satisfação para ambas as partes.
  • Indicação: quando uma empresa indica os produtos ou serviços de outra empresa para os seus clientes, recebendo uma comissão ou um benefício em troca.

Vender para o público B2B no e-commerce é um desafio, mas também uma oportunidade de se destacar no mercado e de aumentar o seu faturamento. Para isso, você precisa conhecer o seu público-alvo, ter um site profissional e otimizado, oferecer uma experiência de compra diferenciada, investir em marketing de conteúdo, aproveitar as redes sociais, utilizar a tecnologia como aliada das suas vendas e estabelecer parcerias estratégicas.

Se você precisa de ajuda para implementar essas dicas e boas práticas, conte com a Maeztra, uma empresa especializada em e-commerce, que oferece soluções completas e personalizadas para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.