fbpx

Dia da Mulher: estratégias de marketing para e-commerce

estratégias de marketing para e-commerce

O dia da mulher é uma data comemorativa que celebra as conquistas e a luta das mulheres por direitos e igualdade. É também uma oportunidade para os e-commerces se conectarem com o seu público feminino e oferecerem produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos.

Mas como se destacar em meio a tanta concorrência e criar campanhas de marketing que sejam criativas, relevantes e efetivas? Neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias de marketing para o seu e-commerce a aproveitar o potencial do dia da mulher e gerar mais vendas e fidelização.

1. Crie uma narrativa que valorize as mulheres

Uma das formas de chamar a atenção das consumidoras é criar uma narrativa que valorize as mulheres e as suas histórias. Em vez de focar apenas nos produtos ou nos descontos, mostre como o seu e-commerce se importa com as questões femininas e como os seus produtos podem contribuir para o bem-estar, a autoestima e a realização das mulheres.

Por exemplo, você pode criar uma campanha que conte a história de mulheres que usaram os seus produtos para superar desafios, alcançar objetivos ou expressar a sua personalidade. Você também pode usar depoimentos de clientes reais que se sentiram satisfeitas com a sua compra e com o seu atendimento. Essas narrativas podem gerar identificação, confiança e emoção nas consumidoras, aumentando as chances de conversão.

2. Ofereça benefícios exclusivos para as mulheres

Outra forma de atrair as consumidoras é oferecer benefícios exclusivos para as mulheres no dia da mulher. Esses benefícios podem ser descontos, frete grátis, brindes, cupons, sorteios, garantias, serviços adicionais ou qualquer outra vantagem que agregue valor à sua oferta.

Mas atenção: não basta oferecer benefícios genéricos ou que não tenham relação com o seu nicho ou com o perfil das suas clientes. É preciso que os benefícios sejam relevantes, atrativos e coerentes com a sua proposta de valor e com a sua imagem de marca. Além disso, é preciso comunicar os benefícios de forma clara, honesta e persuasiva, destacando os diferenciais e as vantagens de comprar no seu e-commerce.

3. Crie uma experiência personalizada para as mulheres

Uma terceira estratégia de marketing para o dia da mulher é criar uma experiência personalizada para as mulheres no seu e-commerce. Isso significa adaptar o seu site, o seu catálogo, o seu conteúdo, o seu atendimento e o seu pós-venda para atender às preferências, às necessidades e aos interesses das suas clientes.

Por exemplo, você pode criar uma página especial no seu site dedicada ao dia da mulher, com banners, cores, imagens, textos e produtos que sejam alinhados com o tema. Você também pode segmentar o seu público e enviar e-mails, mensagens ou notificações com ofertas, dicas, sugestões ou conteúdos personalizados para cada perfil de cliente. Você ainda pode oferecer um atendimento diferenciado, com uma equipe treinada para entender e solucionar as dúvidas, as demandas e as reclamações das mulheres.

Essas ações podem criar uma sensação de exclusividade, de proximidade e de valorização nas consumidoras, fazendo com que elas se sintam mais satisfeitas e engajadas com o seu e-commerce.

Algumas campanhas de exemplo:

Minha dor importa: A Buscofem, uma marca de remédios para cólica, lançou uma campanha em 2018 para debater a cólica, um assunto que muitas vezes é tratado com descaso pela sociedade. A campanha convidou mulheres reais para compartilhar casos de preconceito que sofreram durante suas crises de cólicas e mostrou que a dor delas importa e merece respeito.

Beleza Real: A Dove, uma marca de produtos de beleza, criou uma campanha em 2004 para celebrar a diversidade e a beleza de todas as mulheres, independentemente de seus padrões estéticos. A campanha mostrou imagens de mulheres comuns, sem retoques ou filtros, e incentivou as mulheres a se sentirem bem com seus corpos e sua autoestima.

Sonhos Malucos: A Nike, uma marca de artigos esportivos, fez uma campanha em 2019 para homenagear as mulheres que desafiam os limites e quebram os estereótipos no esporte. A campanha apresentou histórias de atletas femininas que superaram obstáculos e preconceitos e que realizaram seus sonhos malucos, como serem campeãs, treinadoras, árbitras, etc.

Quer saber mais como criar campanhas incríveis e aplicar essas estratégias de marketing para e-commerce em datas sazonais? Entre em contato conosco.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.