fbpx

Farma 22: consultoria e migração de plataforma

Farma 22 consultoria e migração de plataforma com novo layout e customizações

A Farma 22, que atua no segmento farmacêtico, possui site desde 2008, mas, assim como muitas outras empresas, deixavam de lado o comércio eletrônico.  “Achávamos que ter um e-commerce era só ‘abrir um site’, que as coisas funcionariam sozinhas. Acreditávamos que o problema em trazer vendas estava relacionado ao frete e preço do produto”, disse Hygor Major, Sócio e Gerente de e-commerce da Farma 22.

Em 2015, porém, tomaram uma decisão: começar a investir no canal digital para aumentar as vendas. Foi feito o planejamento para o comércio eletrônico e, logo após, iniciaram a pesquisa por fornecedores. Uma das ações que estava no planejamento era a troca da plataforma. Até então, a Farma 22 possuía o desenvolvimento interno do sistema, que não possuía funcionalidades exclusivas para o segmento de farmácias e também não era focada na conversão.

Após pesquisar entre fornecedores brasileiros e internacionais, encontraram na VTEX, a maior empresa de tecnologia para comércio eletrônico da América Latina. Depois de profunda análise de benefícios que a plataforma entregava, eles descartaram outras opções, inclusive mais baratas, e seguiram com a VTEX, entendendo que o resultado que a plataforma poderia gerar era muito superior as demais.

Para o projeto ser bem sucedido, a Farma 22 também seguiu com a seleção de um parceiro de negócios para prestar todo o suporte à configuração da loja, desenvolvimento do layout e customizações. Assim, após processo de pesquisa, firmamos parceria para a migração e redesign do e-commerce. Logo após a migração e lançamento da nova loja na VTEX, os resultados começaram a aparecer. A taxa de conversão decolou, crescendo 145%. Em três meses, o faturamento já tinha aumentado em quase 450%.

“Resultados a curto prazo são excelentes para manter a motivação. Somos uma pequena empresa e não podemos esperar longos períodos para retorno.”, afirma Major. Outro número impressionante foi crescimento de 648% do número de pedidos realizados pelos smartphones e tablets. Esse dado mostra que havia tráfego qualificado para compra, porém a loja não estava preparada para recebê-los e entregar uma boa experiência de navegação e compra.

“Nosso segmento possui uma particularidade: muitos clientes são idosos e nem todos com facilidade em compras pela internet. Agora, é comum clientes enviarem comentários dizendo sobre a facilidade de navegação ou sobre como foi simples comprar pelo Smart Checkout. Uma interface clara e intuitiva ajudou muito para atendermos as expectativas deste nicho de clientes”, enaltece Major.

Também oferecemos todo suporte e atendimento para que o projeto saísse conforme o planejado. “Sem uma gestão de projeto e suporte como o que recebemos, seria difícil fazermos nosso negócio acontecer. Facilitou muito nossa vida!”, finaliza Major.

Resultados

Novo site: o suporte à configuração da loja, desenvolvimento do layout e customizações, além de migração para plataforma VTEX.

Taxa de conversão: aumento de 145% em três meses, além de crescimento de 450% no faturamento.

Mobile: aumento de 648% nas vendas por smatphones e tablets após três meses.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.