fbpx

Google Analytics 4: como o seu e-commerce será impactado

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes para empresas de e-commerce que desejam monitorar e analisar o desempenho de seus negócios on-line. Recentemente, o Google lançou a mais nova versão da plataforma, chamada Google Analytics 4 (GA4). 

Esta nova versão traz uma série de mudanças significativas em relação às versões anteriores, e é importante que os varejistas compreendam como isso afetará os seus negócios.

Confira abaixo as mudanças no novo Google Analytics que mais irão impactar os e-commerces!

Visão mais completa dos eventos e dados

Uma das principais mudanças do Google Analytics 4 é a sua nova abordagem aos eventos e dados. 

Enquanto a versão anterior da plataforma focava em sessões e pageviews, o Google Analytics 4 tem uma visão mais completa do comportamento dos usuários, incluindo eventos como cliques em botões, visualização de vídeos, interações com formulários, entre outros.

Isso permite que os e-commerces tenham uma visão mais detalhada do comportamento dos seus usuários e possam tomar decisões mais assertivas. 

Por exemplo, se uma loja online perceber que muitos usuários estão abandonando o carrinho de compras em um determinado momento, poderá investigar a causa desse abandono e tomar medidas para melhorar a experiência de compra.

Inteligência Artificial e Machine Learning

O Google Analytics 4 utiliza inteligência artificial e machine learning para fornecer insights mais precisos e personalizados aos e-commerces.

A plataforma identifica automaticamente os principais segmentos de público que visitam uma loja virtual e permite personalizar a experiência de compra para esses usuários. 

Além disso, pode prever a probabilidade de conversão de um usuário, permitindo que as empresas concentrem seus esforços de marketing em usuários com maior probabilidade de realizar uma compra.

Integração com o Google Ads

Outra mudança importante do GA4 é a integração do comércio eletrônico com o Google Ads

Com a nova funcionalidade, os varejistas podem acompanhar as vendas on-line e off-line em um único lugar e em tempo real, tornando mais fácil o entendimento de como as suas campanhas de marketing afetam as vendas.

Assim, é possível ajustar as campanhas e os investimentos em publicidade para maximizar os resultados.

Maior privacidade e segurança de dados

Com a crescente preocupação dos usuários em relação à privacidade e segurança de dados, o Google Analytics 4 vem com uma série de recursos para proteger os dados dos usuários e garantir a privacidade deles. 

Por exemplo, a plataforma permite que os e-commerces anonimizem os dados de usuários, ocultando informações pessoais como os endereços IP.

Mudanças na interface

Outra mudança do Google Analytics é a sua interface, que foi redesenhada para facilitar a navegação e visualização de dados. Dessa forma, as empresas podem identificar padrões e tendências com mais facilidade.

Além disso, o GA 4 apresenta um novo recurso para analisar o caminho percorrido pelos usuários em seu site, desde o momento em que eles acessam a página até o momento em que saem. 

Com essa visão mais detalhada do comportamento dos usuários, os e-commerces podem identificar gargalos e oportunidades de melhoria na experiência do usuário.

Como se preparar para o Google Analytics 4?

Com a chegada do Google Analytics 4, é importante que os e-commerces estejam preparados para se adaptar às mudanças e aproveitar ao máximo as novas funcionalidades da plataforma. 

Aqui estão algumas dicas:

Faça um backup dos dados da versão anterior do GA

Antes de migrar para o GA 4, é importante fazer um backup dos dados da versão anterior da plataforma. Isso garante que não haja a perda de nenhum dado importante durante o processo de migração.

Prepare a equipe para a nova plataforma

É importante que a equipe responsável pelo monitoramento do Google Analytics esteja preparada para a nova plataforma. 

Para isso, é importante incluir treinamentos e workshops no dia a dia de trabalho para que os membros da equipe possam se familiarizar com as novas funcionalidades e a interface.

Analise os dados com cuidado

Com a nova abordagem aos eventos e dados, é importante analisar os dados com cuidado para obter insights relevantes.

Isso pode incluir a identificação de padrões e tendências nos dados, bem como a realização de testes A/B para verificar a eficácia de diferentes estratégias.

Saiba mais sobre as mudanças nos setores de marketing e comércio digital

Continue acompanhando o nosso blog! Postamos artigos novos toda semana sobre vendas, negócios, tecnologia e tendências!

Até a próxima!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.