fbpx

Integrações Essenciais para um E-commerce Eficiente

Para se destacar no mercado de e-commerce, que é competitivo, e atender às demandas dos clientes cada vez mais exigentes, não basta apenas ter uma loja virtual. É preciso contar com uma plataforma de e-commerce robusta, flexível e integrada a diversas ferramentas e sistemas que possam otimizar a gestão, a operação e a experiência de compra.Neste artigo, vamos apresentar algumas das integrações essenciais para um e-commerce eficiente. Confira!

Integrações Essenciais para um E-commerce

Integração com ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que integra e automatiza os processos de diferentes áreas da empresa, como financeiro, contábil, fiscal, estoque, compras, vendas, logística, produção, entre outras.

A integração da plataforma de e-commerce com o ERP permite que as informações sejam sincronizadas em tempo real, evitando erros, retrabalhos e inconsistências. Por exemplo, quando uma venda é realizada na loja virtual, o ERP recebe os dados do pedido, do cliente, do pagamento e da nota fiscal, e atualiza o controle de estoque, o fluxo de caixa e a contabilidade. Assim, você ganha agilidade, precisão e segurança na gestão do seu negócio.

Além disso, a integração com o ERP facilita a emissão de relatórios gerenciais e a análise de indicadores de desempenho, como faturamento, ticket médio, custo de aquisição de clientes, taxa de conversão, entre outros. Dessa forma, você pode tomar decisões mais assertivas e estratégicas para o seu e-commerce.

Integração com CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, que armazena e organiza os dados dos consumidores, como nome, e-mail, telefone, endereço, histórico de compras, preferências, feedbacks, etc.

A integração da plataforma de e-commerce com o CRM permite que você conheça melhor o seu público-alvo, segmente os seus clientes em grupos de acordo com o perfil, o comportamento e o potencial de compra, e personalize as suas ofertas, promoções e comunicações.

Além disso, a integração com o CRM possibilita que você crie e execute campanhas de marketing digital mais efetivas, utilizando ferramentas como e-mail marketing, SMS marketing, remarketing, redes sociais, etc. Assim, você pode aumentar o engajamento, a fidelização e a retenção dos seus clientes, bem como atrair novos consumidores para o seu e-commerce.

Integração com Marketplaces

Os marketplaces são plataformas de e-commerce que reúnem diversos vendedores e produtos em um só lugar, como Amazon, Mercado Livre, Americanas, Submarino, etc. Eles funcionam como vitrines virtuais, que ampliam a visibilidade e o alcance dos seus produtos, e como canais de vendas, que geram mais tráfego e conversão para o seu e-commerce.

A integração da plataforma de e-commerce com os marketplaces permite que você cadastre e atualize os seus produtos de forma rápida e fácil, sem a necessidade de acessar cada plataforma individualmente. Além disso, você pode gerenciar os seus pedidos, estoques, preços e frete de forma centralizada, evitando problemas como rupturas, divergências e atrasos.

Outra vantagem da integração com os marketplaces é que você pode aproveitar as soluções e os benefícios oferecidos por eles, como meios de pagamento, logística, atendimento ao cliente, programas de fidelidade, etc. Assim, você pode oferecer mais comodidade, segurança e satisfação para os seus clientes, e se diferenciar da concorrência.

Integração com Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que permite monitorar e analisar o tráfego e o comportamento dos visitantes do seu site ou loja virtual. Com ela, você pode obter dados como número de visitas, origem dos visitantes, tempo de permanência, páginas mais acessadas, taxa de rejeição, taxa de conversão, etc.

A integração da plataforma de e-commerce com o Google Analytics permite que você acompanhe e avalie o desempenho do seu site ou loja virtual, identifique os pontos fortes e fracos, e otimize as suas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que visam melhorar o posicionamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca, como o Google.

Além disso, a integração com o Google Analytics permite que você mensure o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas de marketing digital, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc. Assim, você pode verificar quais são os canais e as ações que geram mais resultados para o seu e-commerce, e alocar os seus recursos de forma mais eficiente.

Como você pode ver, existem diversas integrações essenciais para um e-commerce eficiente, que podem maximizar suas vendas, e consequentemente, o sucesso do seu negócio. No entanto, para que essas integrações sejam feitas de forma correta e segura, é preciso contar com uma empresa especializada vendas online, como a Maeztra, uma empresa que oferece soluções completas e personalizadas para e-commerce, desde a criação e o desenvolvimento da plataforma, até a integração com as melhores ferramentas e sistemas do mercado. 

Se você quer levar o seu e-commerce para o próximo nível, entre em contato com a Maeztra e saiba como podemos ajudá-lo. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas e apresentar as nossas soluções. Esperamos por você!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.