fbpx

Intelligent Search da VTEX: o que é e como funciona

Você já se perguntou como os sites de e-commerce conseguem oferecer resultados de busca tão precisos e relevantes para os seus clientes? Como eles sabem o que o usuário está procurando, mesmo se ele digitar errado ou usar sinônimos? Como eles conseguem personalizar a experiência de busca de acordo com o perfil, o histórico e o comportamento do consumidor?

A possível resposta para essas perguntas é o Intelligent Search da VTEX, uma solução de busca avançada que utiliza inteligência artificial (IA) para entender a intenção do comprador e retornar resultados de pesquisa mais relevantes. Neste artigo, vamos explicar o que é, como ele funciona e quais são os seus benefícios para o seu negócio.

O que é o Intelligent Search da VTEX?

O Intelligent Search da VTEX é um mecanismo de pesquisa, que possibilita ao sistema entender a intenção do consumidor ao realizar uma busca e, desse modo, lhe retornar resultados mais relevantes. Ele vai além da busca tradicional por palavras-chave, incorporando inteligência artificial e machine learning para entender as intenções dos consumidores. Isso significa que a plataforma é capaz de compreender o contexto das consultas de pesquisa e fornecer resultados mais relevantes.

O Intelligent Search faz parte do VTEX IO, uma plataforma de desenvolvimento nativa na nuvem que permite criar experiências com o máximo de agilidade. Com o VTEX IO, você pode desenvolver rapidamente na nuvem usando componentes modulares para criar uma loja que está sempre atualizada e é fácil de gerenciar.

Como uma solução nativa da plataforma VTEX, ele já vem integrado com todas as funcionalidades do seu e-commerce, como catálogo, estoque, preço, promoções, etc. 

Como funciona o Intelligent Search da VTEX?

O Intelligent Search da VTEX funciona com base em três pilares: busca guiada, páginas de navegação precisas e indexação de conteúdo e SEO.

Busca guiada

A busca guiada é a experiência “search-as-you-type”, ou seja, enquanto os consumidores interagem com a barra de pesquisa, os algoritmos baseados em IA oferecem preenchimento automático, verificação ortográfica, sinônimos e até sugerem termos e produtos.

Essa funcionalidade ajuda os usuários a encontrar com facilidade o que estão procurando, reduzindo o número de cliques e aumentando a satisfação. Além disso, ela também permite que você crie estratégias de merchandising baseadas nos termos pesquisados ou nos filtros aplicados, promovendo produtos específicos ou banners personalizados.

Páginas de navegação precisas

As páginas de navegação precisas são aquelas que permitem aos usuários fazer buscas aprofundadas para encontrar os produtos que eles estão procurando. Para isso, o Intelligent Search permite que você defina, renomeie e reorganize atributos como tamanho, cor, marca, preço e muito mais.

Esses atributos podem ser usados como filtros ou ordenação dos resultados de busca, facilitando a comparação e a escolha dos produtos. Além disso, eles também podem ser usados para criar páginas dinâmicas de navegação por categoria ou marca.

Indexação de conteúdo e SEO

A indexação de conteúdo e SEO é a parte responsável por garantir que o seu site seja encontrado pelos mecanismos de busca como o Google. Para isso, o Intelligent Search da VTEX utiliza APIs de indexação e um rastreador incorporado que indexam automaticamente o conteúdo certo.

Além disso, ele também gera URLs canônicas inteligentes que evitam conteúdo duplicado e melhoram o desempenho de SEO. Essas URLs são baseadas nos atributos dos produtos e nas palavras-chave pesquisadas pelos usuários.

Quais são os benefícios do Intelligent Search da VTEX?

O recurso traz diversos benefícios para o seu negócio, como:

  • Aumento das taxas de conversão: ao oferecer resultados de pesquisa mais relevantes e personalizados para os seus clientes, você aumenta as chances deles comprarem os seus produtos.
  • Redução do merchandising manual: ao utilizar a inteligência artificial para ajustar os resultados de pesquisa ou criar estratégias de merchandising, você economiza tempo e recursos que poderiam ser usados em outras áreas do seu negócio.
  • Ganho de visibilidade e controle: ao utilizar as ferramentas de análise e teste, você pode monitorar o desempenho da sua busca, entender o comportamento dos seus clientes e influenciar a IA para oferecer os melhores resultados possíveis para o seu negócio.

O Intelligent Search da VTEX é uma solução de busca avançada que utiliza inteligência artificial para entender a intenção do comprador e retornar resultados de pesquisa mais relevantes

Se você quer levar a seu e-commerce para o próximo nível, entre em contato conosco para conhecer o recurso do VTEX IO e veja como ele pode transformar a sua experiência de busca.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.