fbpx

Live Commerce: nova tendência para vendas online

Como surgiu o Live Commerce?

Consumidores estão cada vez mais acostumados a comprar pela internet. Isso significa que há muito ainda o que explorar para atingir públicos novos e chamar a atenção de usuários sobre os benefícios dos seus produtos e marca. Isso faz também com que as vantagens do online estejam sempre à disposição. Nos últimos anos, o streaming de vídeo ao vivo se consolidou como uma modalidade eficiente para se comunicar com mais pessoas de uma vez. Claro que, por conta disso, empresas também estão utilizando o formato para falar com seus clientes. Porém, foi apenas recentemente que descobriram que as lives podem também ser fonte de vendas. 

Começando com mais força na China, mas já espalhado por todo mundo, empresas fortes no e-commerce começaram a agir para tornar o streaming ao vivo em uma oportunidade de maior  envolvimento com o usuário, mas também para aumentar as vendas. Essas empresas perceberam que os elementos de envolvimento e imediatismo das lives poderiam ser integrados às compras online para atrair novos consumidores. As transmissões ao vivo, assim, poderiam não só se tornar uma ferramenta de comunicação, mas também de vendas, usando gamificação, brincadeiras, sorteios e outras formas de interação.

 

O que é Live Commerce?

Foi assim que surgiu o chamado Live Commerce. Trata-se justamente de um serviço que combina streaming de vídeo ao vivo com a capacidade de interagir com a empresa e seus vendedores para comprar produtos na mesma hora. As marcas podem, assim, vender um produto real durante uma transmissão. A atração que as lives trazem para as compras é imensa, já que o elemento “ao vivo” traz ao espectador uma sensação de imediatismo onde você sente que está realmente presenciando aquele momento, e não apenas atrás de uma tela. Esse nível de interação pode, dessa forma, despertar o interesse de um comprador em potencial.

Dependendo do setor, do produto e do grupo-alvo, algumas empresas optam por permitir que especialistas em produtos e funcionários da loja conduzam as sessões, enquanto outras recorrem a blogueiros e influenciadores conhecidos. O que vale, de toda forma, é o nível de interação e a capacidade de gerar interesse pelo público em entender os benefícios de realizar a compra naquele momento. Por isso, muitas empresas oferecem descontos, promoções ou condições especiais de pagamento para quem está assistindo na hora. Essas vantagens geralmente possuem um curto prazo, para que o cliente possa entender que vale a pena não apenas assistir os streamings como também aproveitar para fazer as compras durante sua transmissão.

Vantagens do Live Commerce

Além do imediatismo e sensação de urgência que as transmissões ao vivo podem gerar, existem mais vantagens para as empresas que usam Live Commerce. Por exemplo, você pode dar à sua loja virtual um toque humano e ainda oferecer suporte para uma experiência de compra mais pessoal. A possibilidade de uma interação em tempo real gera awareness para a marca, com o consumidor entendendo que a empresa possui um atendimento mais humanizado e personalizado. Isso acaba sendo muito importante quando pensamos em ambiente online, já que muitas vezes esse tipo de interação não é possível em atendimentos virtuais.

Além disso, o vídeo é uma mídia muito popular. Pessoas gostam de se informar e se divertir utilizando o formato. Por isso, existe também menos resistência para fazer compras dessa maneira. O streaming de vídeo ao vivo em si não é nenhuma novidade, mas quando combinado com compras, pode aumentar sua taxa de conversão significativamente. Isso porque o Live Commerce cria as condições ideais para aproveitar ao máximo o potencial de seus vendedores e produtos.

Outra vantagem importante é que o Live Commerce fornece um melhor espaço para eliminar as dúvidas do consumidor sobre um determinado produto, seu uso ou mesmo as condições de Coimbra. Se os consumidores não ainda tiverem certeza se encontraram o produto certo e também não conseguem encontrar as respostas imediatamente, há um risco significativo de que abandonem a compra. Oferecer esclarecimentos e explicações ao vivo aproxima você dos clientes e permite  dar-lhes respostas precisas a quaisquer perguntas que possam ter.

Ao oferecer ótimas experiências para o cliente, você aumenta confiança, awareness e lealdade para sua marca.Maeztra possui conhecimento tanto para montar ou evoluir seu e-commerce como para orientar e informar sobre novas novidades do setor e as modalidades de vendas online.

Quer saber mais sobre Live Commerce e outros assuntos sobre e-commerce?

Envie sua mensagem e deixe com a Maeztra.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.