fbpx

O que esperar do e-commerce em 2022?

Confira o que deve ser tendência para vendas online e deve chegar para ficar

O e-commerce já se estabilizou como parte essencial da estrutura do varejo global, especialmente nos últimos anos. Como muitos outros setores, as tendências do comércio online mudaram drasticamente desde o início da pandemia COVID-19. De acordo com pesquisa da Shopify, no auge da pandemia, o e-commerce cresceu 10 anos em apenas 90 dias. Outra pesquisa revela que mais de dois bilhões de pessoas compraram bens ou serviços online no mesmo ano.

Portanto, a competição entre varejistas online nunca foi tão aquecida. Em um ambiente de constantes mudanças, as marcas devem acompanhar as últimas tendências e atualizações em suas respectivas áreas e implementá-las em seus modelos de negócios para não ficar para trás.

A Maeztra, assim, separou algumas novidades que devem vir fortes para 2022. São tendências que farão a diferença este ano e devem permanecer para o futuro.

Realidade Aumentada (AR)

O AR (Augmented Reality), ou Realidade Aumentada, redefiniu a maneira como os clientes compram. Com essa tecnologia, o consumidor pode ver em detalhes o item que está comprando, o que auxilia no processo de decisão. O AR permite, por exemplo, que os clientes experimentem as armações de óculos virtualmente antes de comprarem. Indústrias específicas, como moda e decoração de casa, puderam também experimentar maior impacto da tecnologia de AR ao passo que o cliente tem a possibilidade de experimentar os produtos antes de os inserir em sua casa. 

Dessa forma, os clientes esperam que as marcas adotem as tecnologias mais recentes para tornar suas experiências de compra melhores. Hoje, ninguém mais quer adivinhar como ficaria uma cama que encontraram online em seus quartos. Com AR, dá pra visualizar essa situação antes. Isso faz diferença.

Criptomoeda

A criptomoeda está se tornando cada vez mais popular. Em 2021, a Mastercard iniciou uma parceria para oferecer crédito em criptomoeda, assim como o PayPal começou a aceitar a moeda. Outra prova da força da criptomoeda está na renomeação do Staples Center, famoso ginásio multiuso de Los Angeles (EUA), que agora passa a ser chamado de Crypto.com, em referência à empresa com sede em Hong Kong que administra uma negócios em criptografia.

No Brasil, a moeda está cada vez mais presente também. O que tudo isso significa é que existe outra forma de pagamento compatível com a era digital. Porém, à medida que sua popularidade se expande, novas regulamentações devem surgir. De toda forma, a criptomoeda deve se tornar ainda mais forte em 2022, com mais e mais marcas e empresas aceitando-a como forma de pagamento.

NFTs

Os NFTs, que pode ser traduzido como tokens não fungíveis, são a mais nova forma de ganhar dinheiro online. Na prática, um NFT é um identificador único que pode provar a propriedade de bens digitais. Com isso, eles transformam obras de arte digitais e outros itens colecionáveis ​​em ativos únicos e verificáveis ​​que são fáceis de negociar. Basicamente, permitem que um arquivo digital tenha uma identificação que a difira de suas cópias.

Portanto, seja um meme ou mesmo uma arte criada em Photoshop, os NFTs têm sido a mania mais recente entre colecionadores. Imagens, nomes de domínio, obras de arte e música podem ser vendidos como NFTs. Porém, essa tendência agora não está mais confinada a artistas e criadores de memes. Em agosto de 2021, a Louis Vuitton lançou um jogo em NFT para comemorar o 200º da marca.

Metaverso

Em 2021, o Facebook mudou seu nome para Meta, algo que gerou muita especulação sobre a próxima onda da web. O metaverso é um termo que se refere a espaços digitais tornados reais com o uso de tecnologia como realidade virtual ou realidade aumentada (AR). Atualmente, a maioria dos espaços ainda se parece com o interior de um videogame, mas muitas empresas estão aumentando seus esforços para avançar esses limites. 

A questão é que a pandemia acelerou um processo onde boa parte dos empregos e escolas hoje já assume o modelo híbrido, em que se divide entre físico e online. Sendo assim, há uma clara demanda para que a interação online seja cada vez mais realista. A Gucci, marca de design que se orgulha do artesanato italiano, entrou no espaço virtual oferecendo uma coleção limitada em formato apenas digital para a plataforma de jogos Roblox. Assim, mais empresas devem se aventurar em breve.

Voice Search

A pesquisa por voz (Voice Search) nada mais é do que o uso de palavras faladas para se comunicar com os mecanismos de pesquisa. No lugar de digitar palavras ou termos em uma caixa de pesquisa, os consumidores agora podem concluir uma compra interagindo com seus assistentes inteligentes ativados por voz, como Amazon Echo, Google Home ou Siri, a qualquer hora do dia.

Em 2021, houve um aumento considerável no número de transações feitas com Voice Search. Clientes usam os assistentes de voz  para tudo, como tocar músicas, verificar as notícias e, claro, comprar produtos online. Com isso, as marcas devem olhar cada vez mais para tecnologias de voz confiáveis ​​e inteligentes em suas estratégias de e-commerce.

Chatbot

Os chatbots não são exatamente uma novidade, sendo tendência no e-commerce já há alguns anos. A questão é que continuarão a sê-lo devido à personalização que oferecem. Lojas online podem se beneficiar de chatbots para fazer os clientes se sentirem menos isolados em sua busca pelo produto que precisam ou para tirar dúvidas. 

Um número crescente de compradores também prefere conversar com bots do que com um atendimento humano, pois fornecem acessibilidade fácil e respostas rápidas. Assim, podemos esperar que os chatbots continuem a evoluir e a contribuir com experiências de primeira linha para os clientes.

A Maeztra está sempre antenada com as últimas tendências e tecnologias, contando com equipe especializada em e-commerce para fazer a sua loja online ainda mais eficiente. Fale conosco e veja como podemos ajudar seu negócio.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.