fbpx

Soluções Logísticas: a importância da entrega no e commerce

Saiba como aumentar a eficiência de suas entregas e ganhe poder competitivo

Desenvolvimento de produtos, marketing, mídia social, atendimento ao cliente e muitos outros exigem reflexão e atenção para que um negócio seja bem-sucedido. Com tanto a considerar, é fácil não dar tanta atenção para um dos componentes mais importantes para o sucesso de um e-commerce: logística. A importância da entrega no e-commerce fica ainda mais clara quando entendemos que as demandas do comércio eletrônico são muito diferentes do varejo tradicional e as operações mais tradicionais de armazenamento e distribuição nem sempre são configuradas para lidar com operações feitas online. 

A logística de entrega no e-commerce, dessa forma, é essencial para o sucesso. Caso a empresa não puder levar um produto para seus clientes no momento que eles precisam, eles encontrarão alguém que possa. Em um mundo dominado pelo e-commerce, o consumidor sempre tem outra opção. Por isso, a logística para o comércio online se tornou mais desafiadora nos últimos anos, visto que mais vantagens competitivas estão sendo oferecidas por marcas e empresas. Com isso, os consumidores esperam entrega em poucos dias e com valores de frete reduzidos ou até mesmo grátis. 

Frete e logística reversa

Às vezes, os clientes ficam insatisfeitos com uma compra e desejam devolvê-la ou trocá-la, processo também conhecido como logística reversa. As devoluções e trocas podem representar mais de 25% das vendas no e-commerce, já que os consumidores só podem ver, sentir ou experimentar o produto depois de entregue. Os custos e mecanismos para lidar com a logística reversa, assim como para a compra inicial, precisam ser contabilizados no orçamento e nos planos de logística do e-commerce. Tudo isso precisa ser contabilizado no valor do frete.

Porém, hoje o frete é um dos principais fatores que os clientes procuram como diferencial quando escolhem o e-commerce para realizar a compra. Isso faz com os preços tenham que ser mais competitivos. Mas, antes de deixar seus clientes saberem que você oferece frete grátis, certifique-se de que é uma opção viável. Para avaliar esta viabilidade, você precisa calcular os custos de envio com base nas medidas do pacote, tipo de envio, peso, destino internacional, etc.

Ship From Store: solução para lojas físicas e online

Para empresas que também possuem lojas físicas, o ship from store é um processo de atendimento pelo qual os varejistas usam o estoque de sua loja para atender aos pedidos online. Esta modalidade beneficia os varejistas de várias maneiras. Em primeiro lugar, é uma maneira eficiente de usar o estoque, evitando que as lojas tenham estoque não lucrativo.

Assim, o Ship From Store pode ser uma ótima maneira de aumentar a exposição do estoque da sua loja a um público mais amplo. Ao mesmo tempo, ajuda a reduzir a demanda nos estoques e fornece contingência operacional. Isso possibilita reduzir o impacto dos problemas de armazém transformando as lojas em centros de distribuição.
 

Qualidade e terceirização

Os consumidores hoje não aceitam nada menos do que qualidade e precisão em suas entregas. As lojas online precisam, assim, de uma cadeia de suprimentos confiável para atender a esta demanda. A questão é que muitas empresas simplesmente não possuem recursos para lidar com muitos dos problemas de logística relacionados ao comércio eletrônico. Por isso, contar com bons fornecedores evita problemas e garante maior qualidade na entrega e prazos mais curtos. entrega no e-commerce

Os terceirizados possuem uma abundância de recursos que os varejistas individuais não têm, como tecnologia, mão de obra, distribuição geográfica e especialização. Além disso, Além disso, empresas especializadas em logística de entrega no e-commerce possuem poder de escala que lhes possibilitam oferecer um preço por unidade melhor. Ainda mais importante, permitem que os varejistas e vendedores se concentrem em suas competências essenciais, como atender e vender, assim como oferecem escalabilidade conforme o negócio de sua marca cresce.

Soluções personalizadas

Parceiros que possuem soluções que atendam diretamente as necessidades de cada tipo de negócio e tamanho de empresa são também diferenciais que permitem aumentar qualidade de entrega, assim como valores de frete, prazo e abrangência. A Maeztra atua junto de parceiros que possuem soluções especializadas.A Carriers é uma transportadora especializada em conectar grandes, médios e pequenos e-commerces do Brasil com seus consumidores, contando com um time que trabalha 24h todos os dias. Já a Intelipost é uma empresa líder no segmento de tecnologia para gestão de transporte e integra de maneira inteligente e-commerces, varejistas, indústrias e transportadoras.Outra parceira Maeztra, a ASAP Log é a Logtech da Via Varejo. São especialistas em logística, tecnologia e varejo com a missão de desenvolver a melhor experiência com entregas. A VTEX, por sua vez, possui a VTEX Tracking, que gerencia e monitora a operação com indicadores como a localização do motorista e status das entregas, e a VTEX Log, que conecta transportadoras para entregar os melhores custos de frete.Quer entender mais como a Maeztra e nossos parceiros podem ajudar na logística e entrega de seus produtos? Fale com a gente!

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.