fbpx

Inteligência artificial no e-commerce: como usar?

inteligência artificial no e-commerce

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no mundo, segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online no Brasil faturaram R$ 185,7 bilhões. Para se destacar nesse mercado competitivo, é preciso oferecer uma experiência de compra personalizada, ágil e segura para os clientes. E é aí que entra a inteligência artificial (IA), uma das grandes tendências para o e-commerce em 2024.

A IA é a capacidade de máquinas e sistemas de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento de voz, visão computacional, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. A IA pode ser aplicada em diversas etapas do e-commerce, desde a atração até a fidelização dos clientes. Veja alguns exemplos de como usar a inteligência artificial no e-commerce:

Recomendação de produtos

Uma das formas mais comuns de usar a IA no e-commerce é a recomendação de produtos, que consiste em sugerir itens relevantes para os clientes com base em seus interesses, comportamentos, histórico de compras e preferências. A recomendação de produtos pode aumentar a conversão, o ticket médio e a retenção dos clientes, além de melhorar a satisfação e a confiança dos consumidores.

A IA pode usar algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os dados dos clientes e identificar padrões, tendências e similaridades entre eles. Assim, a IA pode oferecer recomendações personalizadas e dinâmicas, que se adaptam às mudanças de contexto e de necessidades dos clientes. Por exemplo, a IA pode recomendar produtos complementares ou substitutos, produtos mais vendidos ou mais avaliados, produtos relacionados a uma busca ou a uma categoria, produtos que combinam com o estilo ou o perfil do cliente, entre outros.

Atendimento ao cliente

Outra forma de usar a IA no e-commerce é o atendimento ao cliente, que pode ser feito por meio de chatbots, assistentes virtuais, e-mails automáticos, entre outros canais. O atendimento ao cliente é essencial para esclarecer dúvidas, resolver problemas, dar suporte e orientação aos clientes durante a jornada de compra.

A IA pode usar técnicas de processamento de linguagem natural e de compreensão de voz para entender as solicitações dos clientes e responder de forma rápida, precisa e natural. A IA também pode usar o aprendizado de máquina para aprimorar o atendimento ao cliente com base no feedback e nas interações dos clientes. Por exemplo, a IA pode atender os clientes em diferentes idiomas, horários e plataformas, fornecer informações sobre produtos, preços, estoque, entrega, troca, devolução, entre outros, encaminhar os clientes para os canais ou os agentes mais adequados, enviar mensagens de confirmação, agradecimento, lembrete, pesquisa de satisfação, entre outros.

Previsão de demanda e estoque

Uma terceira forma de usar a inteligência artificial no e-commerce é a previsão de demanda e estoque, que consiste em estimar a quantidade de produtos que os clientes irão comprar em um determinado período e a quantidade de produtos que o e-commerce deve ter em seu inventário para atender essa demanda. A previsão de demanda e estoque pode evitar a perda de vendas por falta de produtos, o excesso de estoque que gera custos e desperdícios, e a insatisfação dos clientes por atrasos ou cancelamentos de pedidos.

A IA pode usar técnicas de séries temporais, regressão, classificação e redes neurais para prever a demanda e o estoque com base em dados históricos, sazonais, promocionais, comportamentais, entre outros. A IA também pode usar o aprendizado de máquina para ajustar as previsões de acordo com as mudanças do mercado, dos clientes e dos produtos. Por exemplo, a IA pode prever a demanda e o estoque por produto, categoria, região, canal, entre outros, a IA pode prever a demanda e o estoque com diferentes níveis de confiança e intervalos de tempo, pode ainda prever a demanda e o estoque considerando eventos especiais, como feriados, datas comemorativas, lançamentos, entre outros.

Análise de dados

Outra forma de usar a IA no e-commerce é a análise de dados, que consiste em coletar, processar, interpretar e visualizar dados sobre o mercado, os clientes, os produtos, as vendas, as operações, entre outros aspectos do negócio. A análise de dados é fundamental para tomar decisões estratégicas, otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência e a competitividade do e-commerce.

A IA pode usar métodos de mineração de dados, estatística, modelagem e visualização para extrair insights valiosos dos dados, que podem ser usados para melhorar o desempenho do e-commerce. Por exemplo, a IA pode analisar os dados de tráfego, conversão, abandono, rejeição, entre outros, para identificar gargalos, oportunidades e tendências, pode analisar os dados de segmentação, personalização, engajamento, fidelização, entre outros, para entender o comportamento, as preferências e as necessidades dos clientes, e ainda pode analisar os dados de preços, estoque, logística, entre outros, para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos e a entrega dos produtos.

Ferramentas de Experiência

Uma forma inovadora de usar a inteligência artificial no e-commerce de moda é o provador virtual, que permite aos clientes experimentar roupas e acessórios online, sem sair de casa. Com essa IA, é possível ver como as peças ficam no corpo, ajustar o tamanho, a cor e o estilo, e comparar diferentes opções, através de fotos e/ou inserção de medidas.

O provador virtual é uma solução inovadora para o e-commerce de moda, pois aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores, reduz as devoluções e os custos de logística, e melhora a experiência de compra. Além disso, o provador virtual ajuda a reduzir o impacto ambiental da indústria da moda, ao diminuir o desperdício de recursos e a emissão de gases poluentes.

A inteligência artificial é uma tecnologia que pode trazer diversos benefícios para o e-commerce. Para usar a IA no e-commerce, é preciso definir os objetivos, as estratégias, as ferramentas e as métricas adequadas, além de contar com profissionais qualificados e dados confiáveis. Quer saber mais sobre como incluir inteligência artificial em seu negócio? Entre em contato conosco.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.