fbpx

5 erros comuns em e-commerce (e como evitá-los)

Entenda alguns dos principais equívocos cometidos em vendas online e mantenha sua loja longe deles

O comércio online já é uma realidade e os números das vendas pela internet crescem de forma exponencial ano a ano. Porém, isso também significa que muitos e-commerces podem estar com erros que são danosos não apenas para suas vendas, como também para a imagem da sua empresa e marca. Sendo assim, precisam ser evitados a todo custo para que sua loja online não sofra as consequências. 

Justamente pela facilidade de colocar hoje uma loja no ar, erros são cada vez mais comuns de serem encontrados, especialmente se o e-commerce foi criado de forma menos atenciosa e profissional. Esse crescimento, aliás, se deve principalmente ao fato de ser cada vez mais fácil “vender” pela rede. Você nem mesmo precisa comprar estoque, dependendo do negócio. 

Entretanto, é exatamente nessa suposta facilidade de montar uma loja online que reside o perigo. Sendo assim, vamos conhecer alguns dos erros mais comuns quando pensamos em comércio online e o que fazer para não cometê-los.

Escolhendo a plataforma errada

Em primeiro lugar, a plataforma de construção de site é a base de seu site de comércio eletrônico. É nela que dependem desempenho, alcance, apelo, design e sucesso de sua loja. Portanto, você não pode se dar ao luxo de começar escolhendo errado. 

Boa parte das plataformas de sites disponíveis online é baseada na estrutura WYSIWYG, acrônimo para “What You See Is What You Get” (algo como “o que você é o que você tem”). Resumindo, são os famosos “faça você mesmo”, que permitem criar e-commerces sem ter que escrever uma linha de código. Porém, o que pode parecer uma facilidade, também esconde alguns dos principais problemas enfrentados nas vendas online. 

Isso inclui bugs, erros e limitações que tornam a loja online menos atrativa e dificultam a concretização das vendas. Contar com uma plataforma dedicada e profissional, por sua vez, possibilita maior controle e customização, além de maior adequação às necessidades tanto da empresa quanto do consumidor.

Imagens pesadas ou inexistentes

Acessou uma loja e não viu como é o produto? Ou precisou esperar longos minutos para que a imagem fosse carregada? Tenha certeza: essa é uma venda que não será concretizada. 

Consumidores julgam seu site pela capa. Isto é, pela qualidade das imagens e do layout do e-commerce. Se for atraente e voltado para uma boa jornada de compras, é também vantajoso para o visitante. Boas imagens com rápido carregamento, dessa forma, são primordiais para o sucesso de sua loja.  

Isso depende do design escolhido e do conhecimento do profissional que fará esse trabalho. A experiência do usuário é tão importante quanto ter o produto certo e isso só é possível com planejamento, estudos e conhecimento.

Não ter uma estratégia de SEO

Não importa o quão profissional e atraente seja o seu site, é preciso que a classificação nos principais motores de busca seja relevante. Isso porque ser apresentado na primeira página dos resultados da pesquisa aumenta automaticamente suas chances de sucesso. Dessa forma, uma boa classificação de SEO ou otimização de mecanismo de pesquisa é crucial para a sua loja online. 

Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, o SEO não consiste apenas em incluir algumas palavras-chave e frases de pesquisa populares no site. SEO inclui muitos outros elementos. É com uma correta estratégia que sua empresa pode ter uma ideia precisa do que postar e quando publicar, para que o conteúdo seja visto por um número máximo de usuários. 

Uma forma eficaz de impulsionar o SEO da sua página passa por incluir legendas em texto simples para todo o conteúdo gráfico, visto que os motores de busca como o Google só podem reconhecer texto HTML simples. Porém, quanto mais conhecimento e aplicação de SEO seu e-commerce tiver, mais chances de sucesso.

Não adequar seu e-commerce ao mobile

Grande parte dos consumidores online acessam a internet em seus smartphones, e não em desktops ou laptops padrão. Esses registros aumentam ano após ano, à medida que mais e mais pessoas estão mudando seus hábitos para os telefones celulares. 

Sendo assim, você deve fazer o seu melhor para aproveitar e rentabilizar esta oportunidade. isso inclui ter uma loja online responsiva e adequada aos aparelhos mobile. Um site projetado apenas para telas de desktop não é muito acessível e fatalmente terá erros ao ser acessado por smartphones. 

Portanto, o design responsivo não é apenas um requisito, mas uma necessidade para as lojas de e-commerce. Por isso, quanto mais profissional for a criação da sua loja online, menos chances dela não ser atrativa para esse tipo de consumidor.

Não investir em segurança

Muitas empresas enxergam a segurança como uma despesa, e não um investimento. Ao olharmos para o ambiente online, isso é certamente um erro.  Os fraudadores têm uma infinidade de maneiras de atacar um e-commerce, incluindo fraude financeira, golpes de phishing e links infectados.

É uma questão de “quando” sua loja online sofrerá uma tentativa de fraude, e não “se” sofrerá. Sendo assim, não ter a segurança certa em vigor pode ser devastador não apenas para a loja, mas também para a imagem de sua marca. Afinal, quem vai comprar em um e-commerce que não garante segurança?

Existem várias maneiras de aumentar a segurança do seu site de comércio eletrônico. No mínimo, você deve ter certificados SSL para proteger os pagamentos, software antivírus para manter as informações de pagamento seguras e mudar para HTTPS para proteger seus usuários e seus dados.

A Maeztra conta hoje com equipes especializadas em diversas áreas do comércio online, desde a implantação de lojas, até consultoria dedicada, com Professional Services, UX Design, Desenvolvimento e Tecnologia e Consultoria Estratégica.  

Além disso, contamos com profissionais dedicados em CRO e SEO, que possuem foco total em conversão e tráfego orgânico. Somos também um dos maiores parceiros da plataforma de e-commerce VTEX, a maior da América Latina. Não apenas ajudamos a construir este ecossistema, como também nos tornamos referência no segmento. 

Da mesma forma, contamos com parceiros que nos ajudam a garantir as melhores entregas, incluindo empresas especializadas em segurança e anti-fraude.  Fale conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio.  

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro do mundo do e-commerce.